Prefeitura de São Paulo faz nessa sexta (20) segundo dia de processos seletivos para mulheres em situação de violência doméstica

Iniciativa ocorre no Cate Central e integra a programação do Agosto Lilás


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, abriu nesta quinta-feira, 19 de agosto, o Contrata SP – Tem Saída, voltado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A ação de empregabilidade conta com mais de 500 vagas de emprego nas áreas do comércio e serviços, com salários de até R$ 2.000. Nesta sexta-feira (20), a seleção ocorre das 9h às 16h na unidade Central do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

Cerca de 400 mulheres se inscreveram para o processo seletivo entre os dias 9 e 13 de agosto e passaram por triagem pelas equipes técnicas do Cate. O primeiro dia de atendimento contou com 135 mulheres encaminhadas para outras etapas de processo seletivo. Cerca de 100 participantes, que ainda não integram o programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo, foram orientadas a buscar suporte em órgãos como Defensoria Pública para serem acompanhadas pela iniciativa. O programa atua há três anos na capital com parceria de empresas e órgãos públicos a fim de auxiliar mulheres em situação de violência doméstica e familiar a conquistar a autonomia financeira.

“Poder contar com empresas que possuem a sensibilidade de acolher uma mulher em situação de violência, em meio a uma pandemia que trouxe diversos desafios às corporações, nos incentiva a buscar mais ferramentas para ajudar essas vítimas. São mulheres que não podem ter suas vidas interrompidas por agressões, elas também almejam vencer, criar seus filhos e terem como gerar renda”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Entre as 380 mulheres inscritas para os dois dias de Contrata SP, a maioria é da zona sul da capital, seguida por candidatas das regiões norte, leste, oeste e central. Entre as candidatas 64% possuem o ensino médio completo ou incompleto, no entanto ocorreram inscrições de 94 mulheres com nível superior completo ou em andamento, inclusive com especialização e mestrado. Quanto à experiência profissional há atuação no comércio, saúde, serviços, indústria, entre outros.



As mulheres também podem participar de oficinas sobre geração de renda com a artesã do Programa Mãos e Mentes Paulistanas, Susicleide Cardoso, na Oficina de Macramê, técnica manual que faz uso de nós com fios de barbante para tecer peças; e de aproveitamento integral dos alimentos com a nutricionista Camila Osaki, da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. As atividades ocorrem simultaneamente aos processos seletivos.

Serviço

Contrata SP – Tem Saída (apenas para candidatas agendadas)

Dias:
20 de agosto (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Cate Central
Avenida Rio Branco, 252 - Centro

 

Por: Solange Borges

Fotos: @hilton_fotografo 

Siga a SMDET nas redes sociais