Live sobre impactos da violência doméstica no mercado de trabalho debate a importância da equidade dentro das empresas

A ação do Agosto Lilás ocorre até o final do mês em celebração aos 15 anos da Lei Maria da Penha

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira, 17 de agosto, mais uma das ações de celebração do aniversário da Lei Maria da Penha, em alusão ao Agosto Lilás. Transmitida pelo Facebook da SMDET, a live sobre impactos da violência doméstica no mercado de trabalho levantou um debate sobre o assunto  com a mediação de Aline Lis Ramos, coordenadora do programa Tem Saída; com as participações da defensora pública, Carolina Rangel, também responsável pelo atendimento na Casa da Mulher Brasileira da capital, da head de Diversidade e Inclusão da Sodexo Brasil, Lilian Rauld, e da superintendente de responsabilidade social, Comunicação Interna e Ouvidoria da Atento Brasil, MargareteYanikian.

A Lei Maria da Penha completou 15 anos no dia 7 de agosto e juntamente, o Programa Tem Saída, também celebrou seus três anos no último dia 6. O Tem Saída é um programa desenvolvido em parceria com 25 empresas e órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, ONU Mulheres, OAB-SP e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que tem como objetivo levar a autonomia financeira para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. 

Segundo Aline Lis “o programa busca um compromisso com as empreas parcerias a fim de ampliar a inserção das mulheres em situação de violência no mercado de trabalho”.

Durante o bate-papo, as convidadas debateram os diferentes tipos de violência contra a mulher e os o impacto causado pelos traumas no momento da inserção da vítima no mercado de trabalho. Além disso, foi discutido também a importância de levar o assunto para dentro das empresas. “É a empresa que escolhe incluir ou não uma pessoa, muitas vezes de forma consciente ou inconsciente. Quando falamos da situação de violência, falamos de equidade e a importância de olhar com empatia para essa mulher", afirma Lilian Rauld.

As ações do Agosto Lilás continuam até o final do mês, com iniciativas como o Contrata SP – Tem Saída e incentivos às empreendedoras no coworking público Teia Santo Amaro, além do canal de atendimento exclusivo para as empreendedoras que estão em busca de microcrédito para o seu negócio.

Siga a SMDET nas redes sociais