Artesãos da capital terão quiosque de vendas fixo no Shopping Center Norte

A ação é promovida pela Prefeitura de SP por meio do Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao setor

A cidade de São Paulo agora terá um quiosque fixo para comercialização de produtos feitos por artesãos credenciados do Programa Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O espaço será instalado no Shopping Center Norte, localizado no bairro Vila Guilherme, na Zona Norte de São Paulo. A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para artesãos que querem comercializar os seus produtos no local. Para se inscrever, basta ser habilitado no Mãos e Mentes e se candidatar pelo link www.bit.ly/quiosque_mmp, até a próxima sexta-feira, 20 de agosto.

“Agora teremos um ponto fixo de exposição do Programa Mãos e Mentes Paulistanas. Instalado no Shopping Center Norte, local que contém o maior fluxo de pessoas do Brasil, no qual circulam mais de 100 mil visitantes por dia. Este quiosque veio em boa hora, para nos ajudar no processo de retomada econômica, inclusão e empreendedorismo na nossa capital.”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Aline Cardoso.

Durante dois meses, 30 artesãos serão selecionados, por meio de uma curadoria, para exporem seus produtos. Após este prazo, haverá um novo processo de seleção para novos empreendedores. Dentre os critérios de seleção para participar da iniciativa estão os itens: disponibilidade para trabalho voluntário; qualidade dos produtos; e variedade de produtos e técnicas.

Para participar desta ação, além de estar credenciado, o artesão deve também já ter realizado o curso de qualificação do programa, que é oferecido em parceria com a Rede Asta; ser Microempreendedor Individual – MEI; ter disponibilidade de trabalho voluntário em escalas pré-definidas; produto artesanal produzido pelo próprio artesão, não podendo participar alimentação, produtos de higiene, cosméticos e saboaria.

O curso de qualificação, que já formou mais de 400 alunos, oferece conteúdos relacionados a vendas on-line, organização financeira, cooperativismo, sustentabilidade, plano de negócios, planejamento de coleção, fotografia de produto, entre outros temas que serão fundamentais para o artesão aumentar suas vendas e destacar o seu empreendimento. Para participar da qualificação é necessário estar habilitado pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas.

Credenciamento presencial
O Mãos e Mentes está realizando o credenciamento presencial dos artesãos que ainda não fazem parte do programa até a próxima sexta-feira, 20 de agosto, na Praça da República, zona central da cidade. A ação, que faz parte da retomada de atividades do programa, ocorre de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Para realizar o credenciamento, o empreendedor precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Os interessados poderão procurar pelo estande do programa e já sair com seu teste de habilidades agendado. Também é possível realizar o credenciamento on-line pelo Portal do 156: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/cadastro 


Mãos e Mentes Paulistanas

O Programa Mãos e Mentes Paulistanas, lançado em 2019, tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social para empreendedores artesanais e manualistas paulistanos. Ele promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

A iniciativa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos.

Serviço
Quiosque Mãos e Mentes Paulistanas
Incrições de 17 a 20 de agosto de 2021 - até as 12h00.
Link para inscrições: www.bit.ly/quiosque_mmp

 

Por Giovanna Mencaster

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais