Programa Tem Saída completa três anos com oferta de mais de 200 vagas de emprego na pandemia

Iniciativa lançada em 2018 para ajudar mulheres em situação de violência conseguiu, junto às empresas parceiras, manter oportunidades de trabalho durante a crise sanitária


O Programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo completa nesta sexta-feira, 6 de agosto, três anos de atuação na capital. Dedicado a auxiliar mulheres em situação de violência doméstica e familiar a conquistarem a autonomia financeira, o programa conseguiu ofertar mais de 200 vagas de emprego, com 20% de admissões, desde o início da pandemia. A iniciativa atua em parceria com 25 empresas e órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, ONU Mulheres, OAB-SP e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

“A pandemia expôs as mulheres em situação de violência a uma grande fragilidade, pois passaram a conviver em tempo integral com seus agressores, inviabilizando que elas acessassem as redes de apoio para pedir ajuda. Levantamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, coletado na rede de proteção do órgão, mostra que o número de atendimentos a mulheres vítimas de violência aumentou 58,2% nos cinco primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2020”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Ocorreu forte mobilização dos serviços públicos e de entidades ligadas à proteção da mulher para amenizar esse quadro e, mesmo em tempos tão hostis, conseguimos sensibilizar empresas para ajudar na inserção de beneficiárias e garantir a geração de renda”, conclui.

Cerca de 400 mulheres que estão no programa foram empregadas desde sua criação, sendo 160 pelas empresas parceiras do Tem Saída e 240 em outras empresas. Para ser atendida pelo programa, a mulher em situação de violência doméstica e familiar precisa passar por um dos equipamentos de atendimento à mulher (CCM, CRM, CDCM, Casa da Mulher Brasileira), que as encaminha a órgãos como Ministério Público, Tribunal de Justiça ou Defensoria Pública.

Já foram emitidos até o momento, 1.650 ofícios pelos órgãos de justiça. Durante o atendimento, a mulher é orientada sobre o Tem Saída e pode receber o encaminhamento para uma das unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo para se cadastrar a uma vaga de emprego nas empresas parcerias do programa. O programa já ofertou 322 vagas. Entre as empregadoras que disponibilizaram mais postos de trabalho estão a Atento, GRSA, Orion Integração, Sodexo e Magazine Luiza.

Cerca de 20 participantes do programa também são beneficiárias do Programa Operação Trabalho POT - Combate ao Desperdício de Alimentos da Prefeitura de São Paulo. Atuam na orientação de feirantes e clientes sobre o tema, assim como a entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo. Elas contam com bolsa auxílio de R$ 1.155 para seis horas de atividades diárias, 30 horas semanais.

A fim de facilitar o aceso da mulher ao serviço, o Tem Saída conta com cinco Cates, em todas as regiões da capital, com o serviço de vagas de emprego para mulheres encaminhadas pelo sistema judiciário. As unidades contam com equipe treinada para o acolhimento nos postos de Itaquera, Cidade Ademar, Brasilândia e Butantã e Central.

 

 Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais