Beneficiários do Programa Redenção da Prefeitura de São Paulo passam a contar com processo seletivo semanal no Cate

Iniciativa tem o objetivo de viabilizar a entrada no mercado de trabalho para os beneficiários que passaram por ressocialização e reduziram o uso de drogas e álcool

 


A Prefeitura de São Paulo inicia nesta quinta-feira, 5 de agosto, ações semanais de inserção de beneficiários do Programa Redenção, ação intersecretarial de apoio a dependentes de álcool e drogas na capital. Os processos seletivos serão realizados todas as quintas-feiras com participantes que já completaram dois anos no programa e estão em condições de buscar alternativas para a autonomia financeira.

“A proposta do POT é que o beneficiário, no período em que estiver no programa, participe de atividades de formação, a fim de se prepararem para o mercado de trabalho”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A parceria com empresas sensíveis a reintegrar essas pessoas na sociedade, colaboram para que os beneficiários voltem a criar laços familiares e prossigam suas vidas”.

O atendimento será concentrado na unidade central do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, com as etapas de contratação realizadas no mesmo local. Nesta quinta-feira (5), 15 beneficiários, participaram de processo seletivo para 10 vagas de ajudante de conservação de vias, oito deles passaram para novas etapas da seleção. A atividade é de apoio para equipes que atuam em recapeamento de ruas na cidade. Os contratados contarão com salário de R$ 1.280 e benefícios.

Para o coordenador do Programa Redenção, Arthur Guerra, "O POT é fundamental para o início da conquista de autonomia e reinserção ao mercado de trabalho".

Israel Aparecido Bras, 47 anos, um dos participantes do processo seletivo, afirmou não fazer mais uso de drogas e álcool. “Foi um período muito difícil em minha vida, que não desejo retornar. Estou reconstruindo minha vida e com uma oportunidade de trabalho terei como prosseguir”.


POT Redenção


O POT Redenção integra o Programa Redenção para proporcionar a autonomia financeira e reintegração na sociedade dos beneficiários. Atualmente, o POT conta com 438 participantes.

São desenvolvidas atividades de formação teórica e prática como higienização e limpeza, jardinagem, cultivo de hortas, instalação hidráulica, pedreiro assentador, pintor de obras, azulejista, auxiliar de cozinha, reciclagem e artes, envolvendo o empreendedorismo, entre outras. As rotinas ocorrem na região da Luz, conhecida como Cracolândia, e em outros pontos da cidade como Freguesia do Ó/Brasilândia, Heliópolis, Penha e Ermelino Matarazzo com acompanhamento de equipes multidisciplinar da Fundação Porta Aberta, que venceu o último edital.

Os beneficiários contam com bolsa auxílio de R$ 769,95 para desemprenharem atividades com quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais. O processo de seleção para o POT Redenção ocorre com apoio do NAC - Núcleo de Acompanhamento de Casos das unidades do SIAT - Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica, em seguida com o suporte dos CAPS - Centros de Atenção Psicossociais – Álcool e Drogas, da Secretaria Municipal da Saúde, e pelos equipamentos estaduais Cratod - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas e Moradia Monitorada, que fazem a análise das condições do cidadão para ser inserido em atividades no âmbito do trabalho.

Além de contar com a contribuição das equipes de saúde na inserção de novos beneficiários no Programa Operação Trabalho, os selecionados devem seguir os critérios já estabelecidos pelo POT como morar a pelo menos dois anos na capital, estar desempregado a mais de quatro meses, não receber seguro-desemprego ou outros benefícios sociais e ter renda familiar igual ou menor que meio salário mínimo.

Por: Solange Borges

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais