PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura leva para zona norte cursos técnicos gratuitos em saúde da Escola Makiguti

Instituição referência de ensino técnico na área de saúde pública com sede em Cidade Tiradentes, ganha primeiro núcleo descentralizado com oferta de turmas de farmácia e saúde bucal na região de Santana

03/08/2021 19h05

A Fundação Paulistana inaugura oficialmente o Núcleo Norte I da Escola Prof. Makiguti, na noite desta terça-feira, 3 de agosto. O Norte I é o primeiro núcleo descentralizado da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti, que existe há 16 anos na Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital.

O evento de descerramento de placa contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso e do secretário de Educação Fernando Padula.

"Eu visitei algumas salas, conversei com algumas pessoas e quis vir aqui sentir de vocês o calor e a energia de poder compartilhar a chegada desse curso, um curso importante, reconhecido e disputado, com alto nível de empregabilidade", declarou o prefeito Ricardo Nunes. "Fico bastante contente e quero compartilhar uma experiência para que vocês saibam que quando vocês usam a determinação, vocês atingem os seus objetivos. Quando eu vier aqui entregar o diploma de vocês, no final do curso, eu vou perguntar quem aqui vai lembrar dessa frase que eu disse: o mundo pertence aos otimistas. E os pessimistas são meros expectadores", encerrou o prefeito.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) abarca a Fundação Paulistana, mentora intelectual e gestora da Escola Prof. Makiguti.

O Núcleo Norte I começou a funcionar nesta semana, com a oferta de quatro turmas, duas de Farmácia e duas de Saúde Bucal, funcionando no horário noturno na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Prof. Derville Allegretti, em Santana, na zona norte. Com 35 alunos em cada turma, neste primeiro semestre de cursos serão ao todo 140 alunos na unidade.

“A Escola Makiguti é uma referência no ensino da saúde e todos os equipamentos de saúde da região de Cidade Tiradentes contam com profissionais que passaram pela escola. Por isso, desenhamos essa expansão, que, devido ao ano atípico de uma pandemia, acabou tendo seu início adiado, mas finalmente começa agora, oferecendo a excelência da Makiguti para outras regiões da cidade, ajudando a formar novos profissionais para a área da saúde”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

A utilização da EMEFM é o resultado de uma parceria da Fundação Paulistana, vinculada à SMDET, com a Secretaria Municipal de Educação (SME), para a ampliação da capilaridade da profissionalização técnica, levando o ensino de referência da Escola Makiguti para outras regiões.

“A Makiguti que sempre teve a sua força em Cidade Tiradentes, região extremamente carente, se tornou ao longo do tempo referência de ensino. A expansão dela para o município é um ganho não só para os futuros contratados, mas também para a área da saúde da cidade, que vai contar com mais profissionais qualificados com a tradição da Makiguti. A ideia é ainda ampliar mais Núcleos em várias regiões”, ressalta Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

“É fundamental que nossos adolescentes e jovens tenham oportunidade de se capacitar com cursos de excelência que estejam alinhados às tendências e demandas do mundo do trabalho. É uma forma de garantir que eles ingressem em suas carreiras e depois aprofundem este conhecimento no ensino superior”, afirma o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

 

Serviço:

Makiguti Núcleo Norte I

Endereço: R. Voluntários da Pátria, 777 - Santana

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais