Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo participa de debate sobre os desafios da inserção jovem no mercado

Evento contou com a presença de especialistas e ativistas em prol da inclusão da juventude



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo participou nesta quarta-feira, 28 e julho, do evento #JuventudeEmpregada – Desafios e Oportunidades para a Inserção Produtiva do Jovem. A roda de conversa foi organizada pela Youth Voices Brasil, que atua no país desde 2018 com ações em prol da inserção produtiva dos jovens no mercado de trabalho. O debate buscou compreender, a partir de diferentes perspectivas, os principais desafios enfrentados pelos jovens brasileiros no momento da inclusão do mercado de trabalho, além das oportunidades disponíveis para que essa parte da população alavanque a carreira.

“Quando não se tem um investimento na juventude a fim de que ela possa se capacitar ou se tornar mais engajada, há um risco de aniquilar o futuro de um país. Isso ainda impacta na competitividade, pois as empresas passarão a ter carência de mão de obra qualificada”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Em nossas ações na área pública, na Prefeitura de São Paulo, buscamos investir fortemente em programas que ampliem o acesso do jovem à qualificação profissional e também no empreendedorismo. Há uma evolução no mercado e o jovem precisa estar atento para conseguir gerar renda a partir também de um negócio, que ele mesmo possa desenvolver. Estamos com mais de 5 mil vagas em cursos que podem ajudar no despertar também de um empreendedor ou melhor prepara-lo para o mercado formal de trabalho”, conclui.

Entre as capacitações com vagas abertas estão duas mil oportunidades em cursos profissionalizantes neste início de segundo semestre pela Fundação Paulistana, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo todos com certificado e alguns oferecem bolsa-estudo. Entre os cursos estão elétrica de baixa tensão, formação em tecnologia, moda e costura, almoxarife e estoquista, assistente administrativo, entre outros.

A mobilizadora da Youth Voices Brasil, Juliana Cristofani, destacou os principais desafios dos jovens no Brasil durante o bate-papo como a transição entre a escola e o primeiro emprego; a inclusão produtiva pela via do empreendedorismo, que pode abrir portas para a geração de trabalho; e as formações para desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais. “São vários fatores que precisam de diversos atores para auxiliar o jovem a superar essas barreiras. Ainda temos índices muito elevados de jovens fora do mercado de trabalho e sem acesso à educação, o que tornam os desafios ainda maiores”, afirma.

O evento ainda contou com depoimentos de Samanta Manoel e Zaine Queiros, jovens que contaram sobre seus processos e inserção no mercado de trabalho.

A Youth Voices Brasil atua também com ações de empregabilidade e questões correlatas como gênero, desigualdade e etnia, também desenvolve diversos projetos de capacitação e debates sobre o tema.

 

Siga a SMDET nas redes sociais