Prefeitura de SP realiza feira de artesanato on-line Mãos e Mentes Paulistanas

Edição especial Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha será realizada no sábado (31)

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizará no próximo sábado, 31 de julho, a 8ª Feira Mãos e Mentes Paulistanas, que será transmitida às 14h, na página do Facebook www.facebook.com/spsmdet. A iniciativa conta com o apoio da Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor da Capital.

“Estamos contentes em elaborar ações, como esta edição online da Feira Mãos e Mentes Paulistanas, tão eficientes e seguras para a retomada econômica na cidade. É uma honra saber que tantos esforços são unidos para a sociedade ser conscientizada sobre a importância da cultura diversa, juntamente ao empreendedorismo”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A Feira tem como finalidade homenagear o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, que foi criado em 25 de julho de 1992. A data surgiu duranteu o 1º Encontro de Mulheres Afrolatinoamericanas e Afrocaribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana, com o objetivo de fortalecer as organizações de mulheres negras. Além disso, o evento desejava constituir estratégias para a inserção de políticas voltadas para o enfrentamento do racismo, sexismo, discriminação, do preconceito e demais desigualdades. A data tem como objetivo ampliar parcerias, dar visibilidade a luta e as ações de promoção, valorização e debate sobre a igualdade para a mulher negra.

A feira, que faz parte da série de ações de retomada econômica da cidade com foco em apoiar o setor, é realizada por meio da Rede Asta, instituição selecionada para gerir o programa Mãos e Mentes Paulistanas. A live contará com a presença de 12 artesãs negras, que serão sorteadas na tarde desta quarta-feira, 28 de julho. As participantes poderão expor suas peças, durante cinco minutos cada, para apresentar e vender os seus produtos, além de informar os seus meios de contato.

Mãos e Mentes Paulistanas

Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado e participação em eventos.

Os artesãos e manualistas interessados em fazer parte do programa Mãos e Mentes Paulistanas podem se inscrever pelo link: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/cadastro .

Serviço
Feira On-line Mãos e Mentes Paulistanas – Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Data: 31 de julho - sábado
Horário: 14h
Transmissão em: www.facebook.com/spsmdet

 

Por Giovanna Mencaster

 

Siga a SMDET nas redes sociais