Beneficiários do Programa Operação Trabalho – POT participam de capacitação no Banco de Alimentos

Ação foi realizada por meio de uma parceria com o Grupo Carrefour e contemplou 30 beneficiários que manipulam alimentos como frutas, legumes e verduras diariamente

 

Capacitação foi realizada pelo coordenador do setor de Controle de Qualidade e Transição Alimentar do Grupo Carrefour
Capacitação foi realizada pelo coordenador do setor de Controle de
Qualidade e Transição Alimentar do Grupo Carrefour - Foto: Hilton de Souza

Nesta segunda-feira (26), às 10h, os beneficiários do Programa Operação Trabalho – POT da área de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, que atuam no Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo, participaram de uma atividade de capacitação com o coordenador do setor de Controle de Qualidade e Transição Alimentar do Grupo Carrefour, Daniel Coelho Figueiró.

Entre os temas abordados com a turma de cerca de 30 pessoas estavam: a qualidade de frutas, legumes e verduras, segurança relacionada à manutenção da temperatura e prazo de validade dos produtos e ações de combate ao desperdício dos alimentos.

“A capacitação dos profissionais é uma ação permanente para quem integra o Programa Operação Trabalho, pois nosso objetivo é proporcionar oportunidades para que estas pessoas estejam atualizadas com as melhores práticas do mercado” explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Segundo Daniel, o conteúdo apresentado foi relacionado aos setores “mais críticos”, que são a parte de hortifruti, formada por frutas, legumes e verduras; carnes vermelhas e frangos e, por último, os peixes. Em sua apresentação, ele detalhou especificamente a questão das temperaturas adequadas para conservação. “Sempre que alteramos a temperatura de um produto que estava congelado, por exemplo, ativamos a proliferação das bactérias. Por isso, descongelar e congelar novamente um alimento não é uma conduta recomendável, pois, assim, não é possível garantir a sua boa qualidade para consumo”, explicou.

O coordenador detalhou a rotina dos supermercados, que recebem produtos diariamente. Por isso, é preciso criar uma rotina de checagem com avaliação dos itens por meio da amostragem, que varia dependendo do tipo de insumo. “Com o tempo, sabemos mais ou menos qual é o tipo de produto que costuma necessitar de uma checagem com amostragem maior, como o alho, por exemplo, que pode brotar com uma simples variação de temperatura”, disse.

Cerca de 30 beneficiários participaram da atividade de capacitação - Foto: Hilton de Souza
Cerca de 30 beneficiários participaram da atividade de capacitação - Foto: Hilton de Souza

A área de pescados é a favorita do palestrante e também a mais desafiadora. “A área de peixes do mercado não deve ter cheiro forte, porque isto significaria degradação. O gelo é trocado diariamente e os profissionais que atuam diretamente no ponto de venda jogam água congelada sobre os peixes de tempos em tempos para garantir a manutenção da temperatura. A atenção a este setor é permanente”.

Entre as dicas oferecidas, uma das principais é que o profissional que trabalha com alimentos precisa pensar como se tivesse manipulando o produto para dar aos filhos, avós ou alguém muito próximo consumir.

O beneficiário Edmar Bernardino Luzia destacou que o melhor aprendizado desta palestra está relacionado às dicas de checagem do prazo de validade e à temperatura de cada produto, o que está sempre indicado nas embalagens. “Com este tipo de conhecimento, ficamos mais atentos e aplicamos no nosso trabalho”, finaliza.