Prefeitura de SP realiza feira de artesanato com foco em artesanatos produzidos por mulheres

Edição especial Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha será realizada no sábado (31)

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está com inscrições abertas para a 8ª Feira Mãos e Mentes Paulistanas, que será transmitida no sábado, 31 de julho, às 14h, na página do Facebook www.facebook.com/spsmdet. As inscrições estão abertas para artesãs e manualistas credenciadas no programa Mãos e Mentes Paulistanas até terça-feira, 27 de julho, até às 12h, por meio do link www.bit.ly/inscricoesfeirammp8 . A iniciativa é promovida também pela Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor da Capital.

“As feiras e artesanato on-line têm sido um sucesso de público e de vendas para os artesãos da Capital, e para finalizar o mês de julho vamos realizar esta atividade com foco no artesanato produzido por mulheres. O Programa Mãos e Mentes Paulistanas tem como foco não apenas de incentivo ao empreendedorismo, mas também o respeito à diversidade cultural da mulher negra, latino-americana e caribenha”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afrolatinoamericanas e Afrocaribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana, com o objetivo de fortalecer as organizações de mulheres negras, constituir estratégias para a inserção de políticas voltadas para o enfrentamento do racismo, sexismo, discriminação, do preconceito e demais desigualdades. A data tem como objetivo ampliar parcerias, dar visibilidade a luta e as ações de promoção, valorização e debate sobre a igualdade para a mulher negra.

A feira é realizada por meio da Rede Astra, instituição selecionada para gerir o programa Mãos e Mentes Paulistanas. A live contará com a presença de 12 artesãs negras, expondo as suas peças, sendo que cada uma delas terá cinco minutos para apresentar e vender os seus produtos, além de informar os seus meios de contato. A iniciativa faz parte da série de ações de retomada econômica da cidade com foco em apoiar o setor.

Mãos e Mentes Paulistanas

Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado e participação em eventos.

Os artesãos e manualistas interessados em fazer parte do programa Mãos e Mentes Paulistanas podem se inscrever pelo link: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/cadastro .

Serviço
Feira On-line Mãos e Mentes Paulistanas – Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Data: 31 de julho - sábado
Horário: 14h
Inscrições até 27 de julho, às 12h, pelo link: www.bit.ly/inscricoesfeirammp8
Transmissão em: www.facebook.com/spsmdet

 

Por Giovanna Mencaster

 

Siga a SMDET nas redes sociais