Projeto FabLab da Prefeitura de São Paulo inicia novas turmas

Os encontros têm ocorrido de forma totalmente online em decorrência da pandemia da Covid-19

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda feira, 19 de julho, o período de inserção dos novos integrantes ao Projeto Juventude, Trabalho e Fabricação Digital, que integra o Programa Bolsa Trabalho. A iniciativa é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Inovação e Tecnologia. As aulas têm previsão de início para o fim do mês de julho.

“O Programa Bolsa Trabalho é uma ferramenta eficiente quando falamos da inserção juvenil ao mercado de trabalho e acesso a educação de qualidade. É uma ação que impacta a nova geração, preparando os jovens para o mercado de trabalho”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O Projeto Juventude, Trabalho e Fabricação Digital tem o objetivo de promover a atuação dos jovens nos territórios mediados pela apropriação dos recursos de inovação tecnológica. Ao participar do Programa, o jovem terá acesso a uma gama de atividades, de formação teórica e prática, pertinentes à inserção ao mundo do trabalho, cidadania ativa, formação técnica e contato com as equipes dos Laboratórios Públicos de Fabricação Digital – Fablab Livre.

A nova turma é composta por 108 alunos, que participarão durante seis meses do projeto, por meio de reuniões ao longo da semana, de forma totalmente on-line em decorrência da pandemia da Covid-19. A iniciativa auxilia os integrantes com o benefício mensal de R$ 569,25. Essa é a segunda turma deste ano a passar por formação com apoio da Prefeitura de São Paulo. O grupo que encerrou as atividades em junho era composto por 86 participantes.

“Espero que o Projeto FabLab me ajude a desenvolver habilidades para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, com maior assertividade. Quero desfrutar ao máximo do que o programa pode me oferecer em relação aos estudos sobre tecnologia”, relata Talita Duarte, 20 anos, uma das novas integrantes da turma do Projeto FabLab.
O Programa Bolsa Trabalho contempla jovens na faixa etária de 16 a 20 anos, em situação de vulnerabilidade social, que estejam matriculados em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou tenham concluído o ensino médio, inclusive profissionalizante.

Para participar do Programa Bolsa Trabalho, o jovem precisa comprovar domicílio no município de São Paulo, estar desempregado (sem receber o seguro-desemprego). Durante a participação no programa, deve comprovar frequência mínima de 85% nas aulas mensalmente (escola convencional), e manter o índice de frequência no curso, para que possa receber o auxílio pecuniário mensal.

 

 

Por: Giovanna Mencaster 

Siga a SMDET nas redes sociais