Cidade de São Paulo instala seu 12º coworking público voltado aos empreendedores das periferias

Localizado na zona norte da Capital, o Teia Cachoeirinha terá como foco o apoio aos empreendedores do setor cultural

 

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 20 de julho, a décima segunda unidade do Teia, espaço de trabalho colaborativo na região da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da cidade. Coordenado pela Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o programa tem como objetivo oferecer aos empreendedores de regiões periféricas os mesmos serviços de um coworking privado. O espaço, instalado dentro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, em parceria com a Secretaria de Cultura, tem como objetivo apoiar e impulsionar negócios de pequenos empreendedores do setor cultural. O Teia pode ser utilizado de terça a sexta, das 11h às 17h, por meio de agendamento pelo link: www.linktr.ee/AdesampaTeia

“O Teia é uma iniciativa fundamental para apoiar a geração de renda dos empreendedores de regiões mais afastadas, principalmente neste período de retomada econômica, quando eles precisam voltar a todo vapor”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Ao todo, as unidades dos Teias já atenderam a mais de 37 mil empreendedores, mesmo durante a pandemia não deixamos de oferecer suporte às pessoas que utilizam o empreendedorismo como forma de gerar renda. O Teia Cachoeirinha chega para reforçar a importância do fortalecimento destes negócios, principalmente do setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus”, complementa.

O espaço comporta até 16 pessoas trabalhando simultaneamente e conta com uma sala de reunião, seis estações de trabalho fixas com computadores, espaço para eventos com capacidade de até 20 pessoas, além das mesas com instalações para utilização de notebooks e copa.

“Essa política pública é fundamental para a valorização da identidade cultural da cidade. O Teia traz um olhar para o empreendedorismo cultural, fortalecendo a oportunidade de geração de renda que o setor cultural pode proporcionar", declara o secretário de Cultura, Alexandre Youssef.

Para gestão do espaço, a Ade Sampa abriu um edital de contratação de uma entidade territorial com experiência em empreendedorismo. A Eco Cultural foi a vencedora do chamamento para gestão do espaço e será responsável também pela realização de ações e atividades de apoio aos donos de pequenos negócios da região.

“O Teia tem como principal objetivo promover o protagonismo local, ajudando os empreendedores que não possuem um ambiente de trabalho adequado ou até mesmo os equipamentos necessários para alavancar o seu negócio. Queremos não só oferecer um ambiente de trabalho, mas também potencializar o empreendedor da quebrada para que ele possa ter um negócio inovador e bem estruturado.”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

Sobre o Teia
O Teia é uma rede de coworking públicos, instalados em equipamentos da Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de negócios e a criação de redes de empreendedores locais. Os espaços compartilhados de trabalho oferecem toda a infraestrutura necessária para que empreendedores possam gerar renda e fortalecer seus negócios.

O Teia já conta com unidades instaladas nos bairros de Taipas, Cidade Tiradentes, Butantã, Jardim Edite, Parelheiros, Santo Amaro, Heliópolis, Itaquera, Jaçanã, Pinheiros e Centro. Em decorrência da pandemia do coronavírus, os espaços estão retomando suas atividades gradualmente para que todos os empreendedores possam se beneficiar dos serviços oferecidos. Para utilizar o Teia é necessário realizar o pré-agendamento pelo link: www.linktr.ee/AdesampaTeia



Confira o funcionamento das unidades no momento:
Teia Butantã

Instalado no Cresan Butantã - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, o espaço é voltado para ações empreendedoras no setor da gastronomia.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 15h
Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Olympia - Zona Oeste

Teia Jardim Edite
O espaço está instalado na Cozinha Escola Jardim Edite, oferecendo palestras e oficinas de empreendedorismo também com foco em gastronomia.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 15h
Endereço: Rua Charles Coulomb, 120 – Cidade Monções - Zona Sul

Teia Santo Amaro
Este é o primeiro coworking público voltado especificamente para o empreendedorismo feminino e artesanato. Está instalado no Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h30 às 16h
Endereço: Praça Salim Farah Maluf, s/n - Santo Amaro - Zona Sul

Teia Parelheiros
Com foco no setor da agricultura e ecoturismo, o Teia Parelheiros está localizado no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 15h
Endereço: Estrada da Colonia, 2.500 – Jardim Novo Parelheiros - Zona Sul

Teia Cidade Tiradentes
O espaço oferece palestras e oficinas de empreendedorismo voltadas para o setor da moda e está instalado no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 16h
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900 – Cidade Tiradentes - Zona Leste

Teia Itaquera
A unidade está localizada a seis minutos do metrô Itaquera e instalado dentro da Subprefeitura de Itaquera, oferecendo eventos de networking, mentorias e qualificação.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 16h
Endereço: Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera - Zona Leste

Teia Centro
Está instalado na Hemeroteca Mário de Andrade e é voltado para o setor da economia criativa.
Dias de funcionamento: de segunda a sexta
Horário: 11h às 17h
Endereço: Rua Dr. Braulio Gomes, 125 - Centro, São Paulo

Teia Green Sampa
Instalado no prédio Incinerador, na Praça Victor Civita, tem como foco apoiar startups de inovação verde.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 17h
Endereço: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros – Zona Oeste

Teia Cachoeirinha
Instalado no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso tem como foco o empreendedorismo cultural.
Funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 17h
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades – Zona Norte

 

Siga a SMDET nas redes sociais