Cidade de São Paulo registra aumento de 21,8% na atividade turística em maio

Índice encerra quatro meses de variação negativa, e representa 68,9% de aumento na comparação com maio de 2020

O turismo é um dos setores mais afetados durante a pandemia da Covid-19. Com o fechamento de fronteiras e medidas de restrição da circulação de pessoas para conter a proliferação do coronavírus, as cidades turísticas ao redor do mundo sentiram um forte impacto com a redução dos visitantes que movimentam a economia local.

Aos poucos, as capitais retomam suas atividades com a flexibilização das medidas de segurança e saúde colocadas em prática pelas autoridades locais. Em São Paulo, este movimento já começa a acontecer, como demonstra o Índice Mensal da Atividade do Turismo (IMAT), que registrou em maio um aumento de 21,8% em comparação com abril; em relação ao mesmo mês em 2020, a atividade no setor está 68,9% maior. O cálculo é realizado pelo Observatório do Turismo e Eventos (OTE) da Prefeitura de São Paulo e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) considerando tanto as atividades dos empresários do setor quanto dos consumidores.

“A Prefeitura de São Paulo está atenta a este novo momento da cidade e prepara um plano de retomada econômica, que será lançado em breve, com o intuito de impulsionar ainda mais esse movimento pós-flexibilização que atrai muitos turistas domésticos em busca de viagens mais curtas. Já identificamos um crescimento nas atividades com a reabertura do setor de comércio e serviços, dos espaços culturais e demais atrativos turísticos, respeitando protocolos de segurança e capacidade máxima permitida, mas precisamos avançar ainda mais”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A retomada econômica impulsionará também o ecoturismo, pois veremos muita procura por atividades ao ar livre e a cidade de São Paulo oferece este tipo de atividade por meio de seus parques e reservas ambientais”, completa.

O aumento da atividade turística também foi registrado por meio da arrecadação do Imposto sobre Serviços – ISS no grupo dos 13, que concentra as atividades do turismo. Em maio deste ano, o montante foi 30,1% maior se comparado ao mesmo período em 2020. O acumulado para o período de janeiro a maio desse ano é 60,8% menor que o mesmo período de 2019 e 51,0% menor que o mesmo período de 2020.

O deslocamento de turistas por meio de aeroportos ou transporte rodoviário também registrou aumento. O fluxo total nos três principais aeroportos de São Paulo – Guarulhos, Congonhas e Viracopos – apresentou aumento de 382,5% em maio. Em comparação com o mês anterior, o incremento foi de 33,6%. Nas rodoviárias paulistanas – Tietê, Barra Funda e Jabaquara – também houve registro de aumento significativo de 238,1% se comparado a maio de 2020 e 35,7% com relação a abril de 2021.

Embora a atividade atual do turismo na cidade esteja 20% abaixo do apurado no final do ano passado e 53% inferior do pré-pandemia, o início de recuperação é considerado um ótimo sinal para os empresários, confirmando a tendência e possibilitando imaginar um cenário mais promissor.

Confira o boletim completo.