Parceria entre Prefeitura, Google e Ideias de Futuro ajudará alunos da capital a criarem startups de recuperação de renda, pós-Covid-19

A edição histórica e inclusiva trará aulas em libras, o desafio aos alunos inscritos para criar startups de negócios e ainda uma semana de lives sobre inovação digital

A partir desta quarta-feira, 07 de julho, três mil alunos matriculados nas redes estadual e municipal de ensino da cidade de São Paulo poderão se inscrever no programa Google Startup in School para uma edição que será realizada pela Ideias de Futuro, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Com metodologia assinada pela Ideias de Futuro, uma startup de educação focada em competências tecnológicas e socioemocionais, o curso em formato de competição é destinado a alunas e alunos do 9º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio. Tem como objetivo complementar a formação de estudantes e de estimulá-los na criação de startups de negócios reais, voltados para a geração de renda às famílias da capital que foram impactadas pela crise do coronavírus. A ação é viabilizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. As inscrições podem ser feitas até 25 de julho pelo link www.ideiasdefuturo.com/google/adesampa

“A Prefeitura de São Paulo tem, desde o início da pandemia, implementado uma série de ações de apoio à retomada econômica da cidade e de fortalecimento da economia. A cidade precisa cada vez mais de soluções que sejam inovadoras e tragam resultados representativos para apoiar a geração de renda de todos, além de incentivar novos talentos empreendedores”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Essa ação nasce de uma iniciativa que tivemos em 2020 de apoiar 10 startups com o investimento financeiro e mentorias, buscando resultados para as problemáticas da capital e impulsionando o ecossistema empreendedor”, complementa.

O curso, que será realizado totalmente on-line, conta com 40 horas - distribuídas em cinco semanas - poderá ser acompanhado por alunos surdos e com deficiência auditiva (com conteúdo em libras). Haverá também uma semana de lives abertas sobre empreendedorismo e tecnologia para todas as pessoas que queiram entender sobre o assunto. Nessa fase não é necessário ser estudante. Basta acessar o canal www.youtube.com/ideiasdefuturo

Com a pandemia, a Ideias de Futuro percebeu que o jovem que mora na periferia, que já possui uma desvantagem no acesso ao conhecimento, passaria a enfrentar um cenário ainda mais adverso. “Esse jovem precisou se reinventar para não desistir da escola e para projetar seu futuro e acesso ao mercado de trabalho. O desafio foi entender uma forma de manter o interesse e a confiança do jovem no seu aprendizado, oferecendo a ele conhecimento de alto impacto, que colabore com a sua empregabilidade tanto a curto como médio prazo”, detalha Jaciara Cruz, diretora geral da Ideias de Futuro.

Assim, o Google Startup In School – Edição Ade Sampa trará conceitos de inovação digital aos participantes, que serão desafiados a criar startups para solucionar as dores de quem perdeu o emprego, de quem precisa dar sobrevida ao seu pequeno negócio ou ainda para quem precisa melhorar seu desempenho, reinventar-se, considerando todas as particularidades do momento atual. Segundo a CNN Brasil, desde o início da pandemia, 89% dos pequenos negócios foram prejudicados. Além disso, de acordo com o Sebrae, mais de 600 mil empresas encerraram oficialmente suas atividades.

A trilha de aprendizado e a premiação
Os jovens selecionados passarão por etapas de pesquisa, ideação, prototipação, inovação e pitch (discurso) para defender sua startup. Dez grupos apresentarão seu projeto na grande final e receberão mentoria de dois encontros, com especialistas do Google. A apresentação das dez ideias finalistas acontecerá em um evento on-line dirigido a uma banca de especialistas para pontuar e avaliar as propostas criadas. As três mais bem avaliadas serão premiadas e os dois grupos vencedores receberão uma aceleração com mentores da Ideias de Futuro e equipamentos para o desenvolvimento de seus projetos. Serão distribuídos smartphones para o grupo vencedor e kindles para o grupo que atingir a segunda colocação. O grupo que ficar em terceiro receberá vale-presentes.

A história do Google Startup in School - Edição Ade Sampa
O programa criado pela Ideias de Futuro foi o primeiro colocado do Projeto COVID-19 – Ciclo de Inovação Rápida – lançado em edital público pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento.

Além de aporte financeiro, todos os dez programas selecionados receberam aceleração e mentorias durante três meses para oferecer soluções inovadoras com foco no combate aos efeitos econômicos negativos da crise do novo coronavírus.
Para Alexandre Campos, Diretor do Google for Education Brasil, o Google Startup in School - Edição Ade Sampa é um programa valioso para os jovens desenvolverem suas competências empreendedoras como resolução de problemas, criatividade, planejamento, trabalho em equipe, protagonismo, entre muitas outras. Essas competências são essenciais para todo profissional do século XXI.

“Essa parceria é extremamente importante para unir forças para levar o mundo do empreendedorismo para quem ainda está começando a sua carreira. Estudos mostram que quanto mais jovem a pessoa começa a empreender, melhor será o desenvolvimento de novos negócios. A transformação empreendedora só será possível quando os jovens estiverem capacitados e com suas habilidades aprimoradas para criar e impulsionar as suas iniciativas”, declara o diretor da Ade Sampa, Paulo Ribeiro.

Serviço
Google Startup In School – Prefeitura de São Paulo
Período de Inscrições: 07 de julho a 25 de julho
Semana aberta de lives sobre empreendedorismo e tecnologia: 26 a 30 de julho - www.youtube.com/ideiasdefuturo - às 18h
Início do curso: 2 de agosto
A grande Final: Em Setembro - serão 10 grupos finalistas e três grupos premiados.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais