Dia do Imigrante: Prefeitura celebra data com uma semana de eventos e ações

Evento será encerrado no fim de semana com feira de artesanato e orientação sobre empreendedorismo e mercado de trabalho na zona sul da capital

 

A Prefeitura de São Paulo inicia na próxima segunda-feira, 21 de junho, uma série de ações em comemoração ao Dia do Imigrante, celebrado em 25 de junho. Durante uma semana de lives e ações, o público poderá debater sobre temas como a geração de renda para imigrantes, formalização de negócios, políticas públicas para este público, além de convidados que contarão um pouco de suas histórias de imigração. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que juntas integram o Grupo de Trabalho de Imigrantes, com o objetivo de implementar ações com foco no reconhecimento dos imigrantes, promovendo o acesso aos serviços públicos e favorecendo a integração local. As lives serão transmitidas em https://www.facebook.com/spsmdet

"São Paulo é uma cidade que conta com os diferentes tipos de pessoas e culturas. Promover a integração destes atores é fundamental para que tenhamos uma capital ainda mais diversa e possamos incentivar a geração de renda deste público, pincipalmente dos migrantes econômicos, que são as pessoas que se deslocam em busca de uma vida melhor, devido à falta de oportunidades no mercado de trabalho ou pobreza", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. "Todas as nossas ações e serviços têm como foco as pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo os imigrantes, para que assim possamos promover um desenvolvimento econômico mais inclusivo", complementa.

A live de abertura da programação será realizada na segunda-feira, 21 de junho, e terá como tema "Políticas Públicas da Prefeitura de São Paulo para Imigrantes e Refugiaddos". O bate papo contará com a presença das secretárias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso; e de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto; do professor docente da PUC - Pontifícia Universidade Católica, Alvaro Gonzaga e do imigrante e analista da Ade Sampa, Mabiala Nkombo.

Para a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, o pioneirismo de São Paulo nas políticas de inclusão da população imigrante é exemplo a ser seguido por todas as cidades do país e do mundo. "Sinto muito orgulho quando falo das políticas de inclusão social e de promoção da diversidade adotadas por nossa cidade, medidas que valorizam o fator humano, principalmente das pessoas que chegam em situação de vulnerabilidade, que é o caso da população imigrante. Para além do acolhimento, oportunizamos o recomeço de muitas pessoas. Para mim, esse é o maior ganho que a cidade pode ter", conclui.

A programação se encerra nos dias 26 e 27 de junho, sábado e domingo, com a Odara - Feira de Artesanato Imigrante, que será realizada no Centro de Culturas Negras do Jabaquara - Mãe Sylvia de Oxalá, zona sul da capital. Durante o evento, 20 artesãos habilitados pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas, exporão seus produtos. O evento será realizado seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde.

O Mãos e Mentes é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

A equipe técnica da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, também participará do evento, atendendo os munícipes imigrantes com orientações sobre abertura de empresa, emissão de documentos e apresentando as linhas de crédito oferecidas em parceria com o Banco do Povo, do Governo do Estado.

Os visitantes também contarão com orientação sobre mercado de trabalho e qualificação profissional com os técnicos do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo que estarão no local. Quem precisar tirar dúvidas sobre currículos e processos seletivos também terão a oportunidade de conversar com as equipes de atendimento.

Programação completa:

21/06

Políticas Públicas da Prefeitura de São Paulo para Imigrantes
Horário: 10h

Participantes: Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Claudia Carletto, secretária de Direitos Humanos e Cidadania; Mabiala Nkombo, imigrante e Analista da Ade Sampa e Alvaro Gonzaga, professor docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


22/06

GT Migra - Ações Integradas para Imigrantes e Refugiados
Horário: 18h

Participantes: Sílvia Cibele, coordenadora Técnica de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo; Vinícius Duque, coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção de Trabalho Decente da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; Flávia de Jesus Costa, responsável pelo Programa Fashion Sampa; Lucila Medeiros Minichello de Souza, responsável do Programa Mãos e Mentes Paulistanas e Eliel Souza Guimarães, responsável pelo Cooperativismo.

 

24/06

Desafios e oportunidades de trabalho e moradia para estrangeiros no Brasil

Horário: 18h

Participantes: Cleia Maria Ferreira Lima, assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Prudence Kalambay, atriz, modelo, palestrante, empreendedora, ativista dos direitos humanos e YouTuber; Edzodzinam Aimee, imigrante formada em economia na Universidade de lome - África e Maycon C. Namibi, professor e modelo, chefe executivo na Moda sem Preconceito e dono da Namib Pro Models.

25/06

Regularização Migratória: Direitos e Deveres
Horário: 18h

Participantes: Cleia Maria Ferreira Lima, assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Dra. Aline Araújo, advogada especialista em regularização migratória; Iralys Eugênia Escalona dos Santos, professora de espanhol, há oito anos no Brasil, trabalha na ONG Migraflix; e Benazari Djoco, representante da ONG África do Coração e mestranda em Comunicação Social.

 


26 e 27/06

Odara - Feira de Artesanato Imigrante
Data: 26 e 27/06 - sábado e domingo
Horário: das 11h às 17h
Endereço: Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara.
Local: Centro de Culturas Negras do Jabaquara - Mãe Sylvia de Oxalá.