Banco de Alimentos encaminhou 70 toneladas em doações em maio

Desde o início deste ano, já foram doadas 871 toneladas de alimentos não perecíveis, frutas, legumes, verduras e produtos de higiene e limpeza para cerca de 280 mil pessoas

Todos os meses, são encaminhadas toneladas de alimentos recebidos por meio de doações às entidades credenciadas pelo Programa Municipal Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo (PMBA). A importância deste programa, que consolida a solidariedade de diversos membros da sociedade, especialmente durante a pandemia da covid-19, vai ao encontro das premissas de combate à fome e garantia da segurança alimentar e nutricional.

Desde o início da pandemia, o Banco de Alimentos encaminha às 410 entidades credenciadas alimentos não perecíveis, frutas, legumes e verduras, além de itens de higiente e limpeza. De janeiro a maio deste ano, o programa totaliza 871 toneladas doadas, chegando a mais de 3 mil toneladas desde o início da pandemia, em março de 2020.

A maior parte dos doadores são supermercados, atacados, empresas e hortifrutis, mas também são aceitas doações de pessoas físicas. Neste mês, foram encaminhadas 70 toneladas em doações que chegaram por meio da Campanha “Vacina Contra a Fome”, do Governo do Estado de São Paulo, do Consulado do Canadá em São Paulo, do St. Francis College, entre outros.

“O Banco de Alimentos faz um trabalho essencial na distribuição de insumos de ótima qualidade, reduzindo a insegurança alimentar de milhares de famílias cuja renda foi afetada pela pandemia”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Queremos aumentar a arrecadação de todos os itens para poder chegar a ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade”, completa.

O Programa de Combate ao Desperdício, que também está vinculado à Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, encaminha os itens frescos ao PMBA. A atuação do programa é realizada diretamente com hortifrutis e feiras e, desde o início deste ano, já foram doadas 37 toneladas de frutas, legumes e verduras, o que corresponde a 7,42% do total arrecadado pelo Banco.

Serviço:
Programa Municipal Banco de Alimentos
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Cresan Vila Maria. Rua Sobral Junior, N°264 - Vila Maria Alta, Zona Norte, São Paulo/SP.
Telefone (11) 2207-8770.