PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura de São Paulo inaugura Vitrine de Técnicas Sustentáveis na Escola de Agroecologia de Parelheiros

Oito técnicas ficarão expostas no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, com objetivo de ensinar agricultores e moradores da região

01/06/2021 09h00

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de São Paulo inaugurou, em evento on-line, a Vitrine de Técnicas Sustentáveis no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, em Parelheiros, zona sul da capital.

Em parceria entre o Projeto Ligue os Pontos e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a instalação conta com oito técnicas sociais sustentáveis baseadas nos princípios da permacultura, além de vídeo aulas explicativas sobre cada técnica, e uma cartilha que está em produção.

“Essas técnicas podem ser replicadas nas propriedades agrícolas, tornando-as mais sustentáveis, uma iniciativa importante de apoio à zona rural de São Paulo, que vem para fortalecer a produção agroecológica e ajudar na preservação ambiental da cidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Todo cidadão paulistano poderá aprender de forma gratuita a contribuir para uma cidade mais sustentável”, reforça o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro.

Entre as técnicas expostas na Vitrine, está o Filtro Círculo de Bananeiras, uma forma simples de tratamento das águas cinzas da casa, como a água do banho, pia, e tanque, com exceção da água dos vasos sanitários. No evento, foi exibido o vídeo que ensina a fazer a instalação com materiais de fácil acesso, como balde, canos PVC, madeira e palha. “A permacultura traz para os dias de hoje técnicas que são milenares e que se apóiam em produtos que podem ser encontrados localmente”, diz Vinícius Ramos, do Balaio Orgânico, empresa selecionada por edital público do Projeto Ligue os Pontos, e contratada para a instalação da Vitrine.

Também são encontradas na área do parque a bomba carneiro; cisternas compactas de tambor e de tubos; filtro caseiro de água; cisterna de ferrocimento; compostagem de lixo orgânico; construção em adobe, superadobe e hiperadobe; filtro de raízes; e horta pedagógica de PANCs (plantas alimentícias não convencionais). Em breve, também serão instalados um meliponário com 4 variedades de abelhas sem ferrão, e um banco de sementes para troca entre produtores locais.

“A Vitrine de práticas sustentáveis, juntamente com a Escola de Agroecologia e o TEIA, primeiro coworking rural da cidade, que já estão no parque, consolidam um espaço para que todos possam visitar, conhecer e fazer parte dessa rede agroecológica que está se formando e se fortalecendo no território”, diz Nicole Gobeth, gestora do Projeto Ligue os Pontos.

O Parque Nascentes do Ribeirão Colônia está aberto todos os dias, das 7h às 18h. As videoaulas do projeto serão disponibilizadas no canal da UMAPAZ no youtube, a primeira delas sobre Filtro Círculo de Bananeiras já está disponível: