Prefeitura de São Paulo participa da abertura do Festival ODS

Segunda edição do evento que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conta com diversos painéis nos dias 25 e 26 de maio

Começou nesta terça-feira, 25 de maio, a 2ª edição do Festival ODS no Brasil. Serão dois dias de debates e reflexões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas para serem alcançados até 2030. Realizado pela Agenda Pública e Estratégia ODS, o evento tem como foco o ODS 8 e a recuperação econômica inclusiva, tema escolhido pelos organizadores em razão dos desafios impostos pela pandemia desde o fim de 2019.

O painel de abertura contou com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e do economista Paulo Gala que debateram o tema "Como promover a recuperação econômica inclusiva a partir de estados e municípios?". A mediação ficou com a jornalista da Folha de São Paulo, Eliane Trindade.

A secretária Aline Cardoso destacou o papel dos municípios durante a crise econômica e sanitária, apontando a relevância das administrações locais para o enfrentamento dos problemas. “É na cidade que as coisas acontecem e onde percebemos as facetas da crise como o aumento da pobreza. No entanto, nem sempre os munícipios dispõem de todas as ferramentas para solucionar as inúmeras questões locais. Em São Paulo temos buscado meios para ampliar o alcance das ações sociais para as pessoas mais vulneráveis. Em 2020, por exemplo, reabrimos nossos serviços durante o pico da pandemia para auxiliar a população no acesso ao auxílio emergencial”, salienta. “A informação também é uma fragilidade e vimos nessa iniciativa uma forma de contribuir em um momento que as pessoas mais precisavam. Havia o recurso financeiro, disponibilizado pelo governo federal, mais muitos não sabiam os caminhos para conseguir essa renda”.

O economista Paulo Gala reforçou a atuação do poder público durante a crise atual. “O setor público deve articular os segmentos e agentes da sociedade para alavancar a economia. Sabemos que é uma ação conjunta de todas as esferas de governo, mas quem tem o ‘tiro de canhão’ é o governo federal, que pode mexer na política fiscal, que tem o BNDES à disposição, entre outros mecanismos para a retomada do crescimento econômico”.

Aline Cardoso destacou também, durante o painel, que a pasta que administra possui um plano de desenvolvimento econômico para os próximos 10 anos. “No Brasil não é muito comum planos de longo prazo, mas mobilizamos nossas equipes para essa finalidade. Inspirada por ações semelhantes como na França, que desenvolveu iniciativas do tipo, pretendemos que a capital paulista implemente e antecipe as ações, que foram um pouco inviabilizadas pela pandemia. Nosso foco é na inclusão e na competitividade com olhar no futuro do trabalho, que já demostra durante esse momento, uma aceleração na forma de atuar para gerar renda”, explica.

Festival


O Festival ODS que termina nesta quarta-feira (26) discutirá ainda os principais desafios como respostas à crise; a inserção da economia informal e do empreendedorismo no Brasil; como promover produtividade com diversificação, modernização tecnológica e inovação; a empregabilidade de jovens e pessoas maduras; e a requalificação da força de trabalho.

O evento também vai contar com oficinas gratuitas e cafés temáticos específicos voltados para a inclusão social, o fim do trabalho infantil, comunicação não-violenta no ambiente de trabalho e a erradicação de condições laborais análogas à escravidão no país.


Serviço

Festival ODS
Dias:
25 e 26 de maio
Informações: https://www.festivalods2021.com.br

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais