Prefeitura de São Paulo inicia nova temporada de passeios virtuais em atrações turísticas da cidade

Projeto tem como foco apresentar gratuitamente diversos pontos turísticos da cidade por meio de transmissões de visitas guiadas no instagram

 

Desde que a pandemia da Covid-19 mudou radicalmente a vida de milhares de pessoas mundo afora, o turismo e a cultura foram dois segmentos duramente afetados. A restrição na circulação de pessoas como medida de segurança para conter a proliferação do coronavírus e o fechamento dos espaços culturais em todo o mundo tornaram as atividades de lazer fora de casa impossíveis por um tempo.

Em 2020, a Prefeitura de São Paulo lançou o projeto Passeio Virtual com o objetivo de aproveitar o público das lives que tomaram conta da internet e apresentar os atrativos turísticos da cidade. Toda quinta-feira, às 15h, um novo local é visitado com transmissão pelo endereço www.instagram.com/turismoprefsp e a mediação de uma guia de turismo e o anfitrião do espaço, que apresentará todos os ambientes. No próximo dia 27 de maio, às 15h, o projeto será retomado, desta vez, com o MIS Experience e a exposição imersiva Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio.

“Queremos mostrar a riqueza cultural e histórica da cidade de São Paulo e a força de suas instituições para paulistanos e turistas, propondo que as pessoas voltem a visitar estes espaços tão importantes com o avanço do Plano São Paulo, seguindo os protocolos de segurança”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Muitas pessoas que moram em São Paulo desconhecem boa parte destes locais. Queremos que sejam conhecidos, visitados e, consequentemente, movimentem a economia da região onde estão localizados”, completa.

Em junho, as visitas acontecem na Casa Modernista, Paço das Artes e o complexo cultural e histórico formado pelo Beco do Pinto, Casa da Imagem e Solar da Marquesa de Santos.

Sobre a exposição “Leonardo Da Vinci – 500 anos de um Gênio”

Em nove áreas temáticas, será possível conhecer o alcance de toda a genialidade de Da Vinci por meio de cerca de 100 obras exclusivas, incluindo máquinas e reproduções em tamanho real das obras de arte renascentista de Da Vinci, protótipos de seus projetos aéreos e civis, instrumentos musicais, óticos e para marcar o tempo, estudos de anatomia, entre outros. Na seção de projeções, cinco vídeos trazem a história de algumas das principais obras do pensador, como o desenho do Homem Vitruviano e a pintura A Última Ceia.

Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio também traz a exposição Segredos de Mona Lisa – uma análise da pintura mais famosa do mundo, realizada no Museu do Louvre por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte.

O público que se interessar em realizar o passeio presencialmente, poderá reservar os ingressos pelo site www.mis-sp.org.br. A permanência no espaço estará restrita a uma hora de visita, respeitando os protocolos das autoridades sanitárias no combate à Covid-19.

Serviço: Passeio Virtual ao MIS Experience – Exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio
Estreia: Dia 27 de maio, às 15h
Transmissão pelo perfil no instagram @turismoprefsp