Em versão on-line, curso gratuito da Prefeitura de São Paulo bate recorde em qualificação de profissionais para o trabalho em supermercados

Edições on-line do PROvarejo foram criadas para ampliar possibilidades de contratação em supermercados em período da pandemia e já atenderam mais de 400 pessoas em quatro meses

 

O curso PROvarejo formou mais uma turma nesta sexta-feira, 16 de abril. Os alunos iniciaram o curso online em 5 de abril e receberam, nesta tarde, o certificado emitido pela ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. Na próxima segunda (19), uma nova turma começa o curso.

Realizado em parceria da Fundação Paulistana, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com a rede Carrefour e a rede Cidadã, o PROvarejo capacitou 169 pessoas em 2019 e 198 pessoas em 2020. Em 2021, com versão on-line devido às restrições de aulas presenciais impostas pelo agravamento da pandemia, já foram certificados 287 alunos. Outra centena cumpre, nesta sexta, a carga horária da última aula.

Trabalho em redes varejistas

No PROvarejo, os alunos aprendem sobre o trabalho na área do varejo, nos setores de perecíveis, como manipulação de pães, carnes, salsichas e peixes. Além disso, há também aulas sobre higiene, saúde, atendimento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O pré-requisito é ter 18 anos e ensino médio completo. O curso tem duração de 20 horas e vai de 19 a 30 de abril com aulas ao vivo (não gravadas). São turmas de somente 25 alunos por horário, 9h às 11h e das 14h30 às 16h30.

“O setor varejista é um dos mais disputados e necessita de profissionais preparados. Esse curso é uma boa oportunidade para quem quer se destacar nos processos seletivos e conquistar uma vaga”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Qualificada e empregada

A jovem Kelly Souza fez o curso nas primeiras turmas, em 2019, e conseguiu uma vaga no Carrefour Híper no Tatuapé, na zona leste da capital. “Recebi no curso uma carga de conhecimento muito importante para a minha contratação”, reconhece.
“Eu ingressei como operadora de loja e depois de um tempo e bom desenvolvimento do meu trabalho, consegui promoção e atualmente sou gerenciadora do setor têxtil”, acrescenta.

“A Fundação Paulistana procura sempre suprir as demandas do mercado, com cursos que têm altos índices de empregabilidade. Quem não tem condições de pagar por um curso, pode se qualificar gratuitamente e conseguir uma vaga, gerando renda e melhorando a qualidade de vida”, ressalta Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação.

O PROvarejo é realizado em parceria com o Carrefour, com a Rede Cidadã e com a ABRAS, que oferece o certificado para os participantes ao final do curso.

“A profissionalização proporcionada pelo PROvarejo é uma grande contribuição à sociedade, ainda mais em cenário de pandemia, com tantos impactos socioeconômicos para a população. Ao apoiarmos essa capacitação para o varejo, colaboramos com a sociedade, com a esfera pública e nos posicionamos de forma ainda mais responsável”, avalia Lucio Vicente, head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o Município e já qualificou mais de 28 mil cidadãos ao longo de sua existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

Conheça todos os cursos da Fundação Paulistana nas redes sociais, pelo @fundacao.paulistana

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais