Últimos dias de inscrições para a aceleração de iniciativas de tecnologias verdes

Prefeitura de São Paulo selecionará 20 projetos voltados para temáticas ambientais que incentivem o desenvolvimento sustentável da cidade

As startups verdes interessadas em participar da aceleração Green Sampa têm até o próximo domingo, 11 de abril, para realizarem as suas inscrições. O Programa da Prefeitura de São Paulo, executado por meio da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, selecionará 20 propostas que promovam soluções para temáticas ambientais que incentivem o desenvolvimento sustentável da cidade. A ação ocorrerá no Hub Green Sampa – Centro de Inovação e Negócios Verdes, com previsão de inauguração em maio deste ano, que será instalado na Praça Victor Civita, região de Pinheiros, zona oeste. As informações sobre o edital estão no link www.bit.ly/editalgreensampa.

Para participar, os interessados devem apresentar projetos e soluções inovadoras sustentáveis dentro de nove eixos: água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; eficiência e clean web; eficiência energética, energias limpas e armazenamento energético; indústria limpa e logística reversa; mobilidade urbana e transportes; parques e áreas verdes; qualidade do ar e resíduos sólidos.

“É muito importante que possamos pensar cada vez mais em economia verde e, principalmente, trabalhar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para este setor. Com o Green Sampa, a cidade de São Paulo poderá contribuir com o desenvolvimento de negócios sustentáveis na capital, impulsionando cada vez mais o ambiente de negócios de tecnologias verdes e novas formas de geração de renda”, declara a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Na seleção das startups, serão utilizados os critérios de impacto ambiental, modelo de negócios, tecnologia e inovação e equipe. Já no processo de aceleração, as atividades serão personalizadas de acordo com a maturidade de cada um dos negócios, que são:

Ideação: negócios que estão em fase inicial, construindo e levantando hipóteses, identificando o problema e a lacuna de mercado. Empresas já existentes no mercado que querem desenvolver um produto ou serviço novo.

Validação: negócios já existentes no mercado, cujo produto e modelo estão em experimentação, testados e com MVP - Produto viável mínimo pronto ou em construção.

Tração: negócios já existentes no mercado, com clientela, organizados e gerando receita, mas que estão em fase de identificação de áreas para crescer, fontes alternativas de renda e aumento de equipe e faturamento.

Escala: negócios estruturados, com espaço no mercado, com desafios de crescimento constante e investimento para expandir e replicar.

Durante a aceleração de 12 meses, os projetos receberão oficinas mensais de empreendedorismo para estruturação da modelagem de negócio, mentorias individuais e coletivas, acesso ao mercado através de rodadas de negócios nacionais e internacionais, entre outros.

Além disso, os empreendedores terão à disposição uma infraestrutura de trabalho, com mobiliário e internet para o desenvolvimento dos seus projetos, além de um local para exposição de sua iniciativa no Centro de Inovação da Praça Victor Civita – Hub Green Sampa, o que possibilitará maior visibilidade à solução e conexão com frequentadores do espaço.

“A aceleração será mais um dos eixos de atuação do Green Sampa com o objetivo de fomentar o setor de tecnologias verdes na capital. Nossa ideia é tornar essa cadeia cada vez mais produtiva, contribuindo com soluções inovadoras e fomentando o desenvolvimento econômico da cidade”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

O resultado final dos projetos selecionados será divulgado no dia 30 de abril no site da Ade Sampa (www.adesampa.com.br). O processo de aceleração tem início previsto para o mês de maio.
Sobre Green Sampa

Programa que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável por meio de ações voltadas ao empreendedorismo, qualificação e inovação de tecnologias verdes. O programa atua em quatro eixos: mapeamento de atores locais; acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes com desafios de problemáticas da cidade; meetups para integração do setor e qualificação. A iniciativa já apoiou e acelerou mais de 100 iniciativas tecnológicas que promovem a sustentabilidade na capital.

Siga a SMDET nas redes sociais