Prefeitura de SP alcança mais de 100 mil pessoas durante a programação do Volta Por Cima

Programa contou com mais de 30 lives com o intuito de ajudar o cidadão a se preparar para o mercado de trabalho e gerar renda durante a pandemia

A Prefeitura de São Paulo realizou na quinta-feira, 1 de abril, a última live da programação do Volta Por Cima, ação que teve início em 15 de março e alcançou mais de 100 mil pessoas durante o período. As lives foram transmitidas no Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e ficaram gravadas, podendo ser acessadas a qualquer momento.

No período, o programa ofereceu mais de 30 lives com o intuito de ajudar o cidadão a se preparar para o mercado de trabalho e gerar renda durante a fase emergencial do Plano São Paulo. Os encontros reuniram temas como e-commerce, empreendedorismo, microcrédito, inserção das mulheres no mercado de trabalho formal, gastronomia, artesanato, moda e costura, entre outros.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, também marcou presença em algumas lives, como no bate-papo sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho com a ONU Mulheres.

“O Programa Volta Por Cima foi mais uma ação da Prefeitura de São Paulo, coordenada pela nossa Pasta, com o objetivo de tentar minimizar os efeitos da pandemia na vida econômica da população'', declara a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Durante a crise sanitária, já lançamos outros programas para geração de renda e arrecadação de alimentos e cestas básicas como o POT Volta Às Aulas, Cozinhando pela Vida, os atendimentos da Ade Sampa aos empreendedores, as doações do Banco de Alimentos, entre outros”, enfatiza.

Entre os convidados que participaram dos ciclos de lives estão a supervisora de Treinamento e Seguro Desemprego do Cate, Adriana Real dos Prazeres; coordenadora do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, especialista da ONU Mulheres para o Setor Privado, Tayná Leite; chef do restaurante Murakami, Aizomê Tsuyoshi Murakami; diretor executivo da ANR - Associação Nacional de Restaurantes, Fernando Blower, entre tantos outros que abrilhantaram e contribuíram com o programa com as suas dicas e experiências.

Último dia de lives

Na live do último dia de programação, o analista e a agente de desenvolvimento da Ade Sampa, José Josimar da Silva e Vilma de Brito Lopes, com a participação da supervisora de atendimento da Suede Serviços, Dayane de Souza da Silva, debateram o tema Declaração anual do MEI: Como e por que fazê-la?

No bate papo, foram tratados, entre outros assuntos, os prazos para efetuar a entrega da declaração anual de rendimentos do MEI, os limites de renda permitidos, multa por atraso na entrega da declaração, relatório mensal de receitas brutas e os impactos positivos de se fazer um bom controle dos rendimentos.

Foi apontado também que o cidadão não pode confundir a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física com a declaração anual do MEI. “Diferente do imposto de renda de pessoa física, que dependendo dos rendimentos não precisa declarar, a do MEI é obrigatória mesmo que não tenha faturamento. São declarações totalmente diferentes”, explicou o analista da Ade Sampa, José Josimar da Silva.

Foi destacado que a declaração do MEI é gratuita e só pode ser feita pela internet. “A declaração é gratuita e não tem outra maneira de fazer que não seja pela internet. Não adianta fazer no papel e ir entregar no posto da Receita Federal porque não será aceita”, diz a agente de desenvolvimento da Ade Sampa, Vilma de Brito Lopes. Durante a live, os especialistas mostraram exemplos e passo a passo de como realizar a declaração MEI, além de responder dúvidas.

Já Dayane de Souza da Silva falou um pouco da parceria entre a Ade Sampa e a Suede nos serviços disponibilizados ao munícipe pela central de atendimento, criada no ano passado por conta da pandemia do coronavírus, que conta hoje com 132 colaboradores com atendimento das 8h às 17h.

“Como as 35 unidades presenciais de atendimento da Prefeitura estão fechadas por conta da fase emergencial do Plano SP, todos os colaboradores passaram a fazer atendimentos via telefone, e-mail e WhatsApp”, diz a Supervisora de Atendimento da Suede, Dayane de Souza da Silva.

Entre as ações que estão sendo realizadas remotamente está a declaração anual de rendimento do MEI. Como as ligações são gravadas, e previamente autorizadas pelos cidadãos, é repassado o valor bruto do ano anterior e os atendentes executam essa transação da declaração no sistema. Após o serviço finalizado, o recibo é encaminhado conforme o empreendedor escolher, por e-mail ou WhatsApp.

Além disso, a central de atendimento também consegue emitir o boleto mensal, boletos de parcelamento do MEI e oferece orientação para acesso de microcrédito por meio da parceria com o Banco do Povo, do Governo do Estado.

Lembrando que o empreendedor poderá rever essa live que ficará gravada na página do Facebook da Secretaria.

Caso o MEI ainda tenha alguma dúvida, os canais de atendimento da Ade Sampa, que por conta da pandemia estão sendo realizados remotamente, são pelos telefones (11) 4210-2668 / (11) 99708-5130 / (11) 99449-1311, além do e-mail atendimento@adesampa.com.br.

Siga a SMDET nas redes sociais