Prestes a completar um ano, ação Vidas no Centro, da Prefeitura de São Paulo, chega a 1,5 milhão de atendimentos

Iniciativa criada em abril de 2020 opera em cinco unidades no Centro da cidade de São Paulo com oferta de banheiros, banhos e lavanderias

Na última semana, a ação Vidas no Centro, promovida pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com apoio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Cidadania, chegou a um número recorde de atendimentos. Iniciada em abril de 2020, no início da pandemia da covid-19, a iniciativa já realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos nas estações localizadas no Centro da cidade de São Paulo.

A proposta surgiu da necessidade de instalar serviços para higiene pessoal para a população em situação vulnerável com o objetivo de combater a proliferação do coronavírus neste público. Ao chegar aos postos de atendimento, o freqüentador recebe um kit com sabonete e toalha para tomar banho e, no caso do uso das lavanderias, também sabão, tendo acesso às máquinas de lavar e secar. Há também a oferta de banheiros que funcionam em todas as estações.

“Milhares de pessoas passaram a realizar diariamente sua higiene pessoal como prevenção para várias doenças, entre elas, a covid-19, enfrentando essa fase tão complexa com dignidade, por meio da oferta completa de banho e lavanderia”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “É um exemplo de política pública que tem aderência imediata devido à sua importância”, completa.

Segundo a pesquisa censitária da população em situação de rua realizada em 2019, há 24.344 pessoas nesta condição na cidade, sendo a maior concentração e circulação na região central, abrangida pela Subprefeitura da Sé. Especificamente essa região soma 11.048 pessoas em situação de rua, sendo 3.455 delas acolhidas e 7.593 vivendo nas ruas.

Confira abaixo a relação completa de Estações da Ação Vidas no Centro:

Banhos e Sanitários

  • Praça da Sé
  • Praça da República
  • Parque Dom Pedro II
  • Largo do Paissandu – acesso pela Avenida Rio Branco.


Estações exclusivas de banheiros:

  • Praça Julio Prestes.

Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h. Serviço gratuito.