Última live do Programa Volta Por Cima, da Prefeitura de SP, trata sobre a Declaração anual do MEI

Ação ofereceu de forma gratuita encontros on-lines para auxiliar a população na geração de renda e se preparar para o mercado de trabalho durante a fase emergencial do Plano São Paulo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo organizou nesta quarta-feira, 31 de março, o penúltimo dia de lives do Volta Por Cima, ação que teve início no dia 15 deste mês e reuniu especialistas que abordaram, durante a fase emergencial do Plano São Paulo, temas como Jovem Aprendiz, Empreendedorismo, Como solicitar microcrédito, Vendas On-line, Sustentabilidade, entre outros. Todas as lives são transmitidas no Facebook da Secretaria e ficam gravadas, podendo ser acessadas a qualquer momento.

“Estamos chegando ao final deste projeto com a sensação de missão cumprida, pois pensamos em conteúdos que pudessem ajudar na recolocação profissional, serviços para gerar renda, empreender e muito mais”, destaca a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Nesta quinta-feira, 1 de abril, às 15h, acontecerá a última live do Programa. Na ocasião, o tema a ser tratado será “Declaração anual do MEI: Como e por que fazê-la?”, abordando temas como os prazos para efetuar a entrega da DASN-SIMEI, limites de renda permitidos ao MEI, entre outros assuntos.

CATE Móvel - Quando a oportunidade vai até o cidadão

A programação de lives do programa Volta por Cima contou também com orientação para o público sobre o serviço do Cate Móvel. O serviço entrou em funcionamento em dezembro de 2020 e está suspenso em decorrência da fase emergencial do Plano São Paulo do Governo do Estado. Durante o funcionamento normal são oferecidos a busca por vagas de emprego e a orientação ao MEI – Microempreendedor Individual.

O encontro virtual contou com a mediação da coordenadora do Trabalho da SMDET, Priscila Rodrigues Martins da Silva, que destacou a importância das ações do órgão. “Mesmo em meio a pandemia, em seu momento mais grave, estamos com nossas equipes em atividade remota buscando vagas e já nos preparando para quando for permitido, voltar com o atendimento do Cate Móvel. Além dessas ações de oferta de trabalho formal, estamos colocando outros projetos que visam a geração de renda para a população como o programa Operação Trabalho – POT”, destaca.

Durante o bate-papo, que contou com a participação do subprefeito de Freguesia-Brasilândia, Sérgio Gonelli, e de Idevanir Arcanjo, presidente da Associação Camélias de Desenvolvimento e Valorização Humana, na zona leste, o público pode interagir com a equipe técnica do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo para tirar dúvidas.

A gerente de parcerias do Cate, Sabrina Alexandrino, esclareceu que para contar com a presença do Cate Móvel é necessário agendamento prévio para entrar no cronograma do serviço. “Nossa equipe faz uma visita ao local solicitado para avaliar as condições e necessidades. Em geral, precisamos de energia elétrica e estrutura para uso dos funcionários e público como banheiros. As vans já são equipadas para suprir o atendimento ao público, com notebooks, internet e inclusive com acessibilidade para pessoa com deficiência”, ressalta.

A diretora de Mercado de Trabalho, Vanessa Ribeiro, reforçou que o público que utiliza o Cate Móvel tem acesso a vagas regionalizadas. “Essa estratégia visa ofertar ao público emprego na região de moradia, facilitando a proximidade do trabalho, menor deslocamento pela cidade e consequentemente mais qualidade de vida”.

Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise

Por conta da pandemia e as restrições de funcionamento no comércio, muitos empreendedores migraram para a internet como forma de manter e até ampliar a carteira de clientes. O estrategista digital Kaique Macedo auxiliou através da live, o empreendedor a utilizar as ferramentas disponíveis na internet para anunciar e impulsionar negócios, sendo algumas gratuitas e outras com baixo investimento.

"Investir na internet é a saída mais favorável para o momento, o empreendedor que não se adaptar ficará para trás e por conta do home office, muitos clientes estão conectados e a divulgação numa rede social vai além do botão impulsionar. Saber o público, faixa etária, perfil entre outros pontos, irá direcionar o investimento na realização da campanha direta e objetiva para o cliente”, explicou.

Durante o bate-papo, Kaique explicou os pré-requisitos para realizar anúncios no Google e pontuou que a porta de entrada para a empresa ser encontrada nas buscas, é o Google meu negócios. A Live completa está disponível no Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Criação de conteúdo: o mercado está aí, entra quem quer!

No último encontro do dia, Danilo Marques, da Fundação Paulistana, abordou o tema “Criação de conteúdo: o mercado está aí, entra quem quer!”. Na live, ele falou sobre a criação de conteúdo para mídias digitais, um serviço que vem chamando cada vez mais atenção das empresas.

Durante o bate papo, foi destacado que hoje as pessoas estão usando cada vez mais a internet, seja para ver notícias, filmes e acessar conteúdos. “O quanto de informações que pegamos nas redes sociais para tomar decisões de compra, escolher um curso ou um filme? Ou seja, estamos cada vez mais conectados”, destaca.

Com o avanço da internet, as empresas começaram a olhar de uma forma diferente para esse ambiente e começaram a pensar em como entrar nesse universo e chegar no consumidor. E para ajudar as empresas nesse trabalho, estão os influenciadores digitais e o social media.

Durante a conversa, foi falado que os influenciadores, tanto os que só mostram o cotidiano como os de nicho, acabam nos influenciando em nossa decisão de compra, sendo que a empresa acaba fazendo uma campanha com um investimento muito menor se fosse realizado em veículos tradicionais, tais como rádio, tv, jornal, revista, etc.

Contudo, para um conteúdo bem sucedido é preciso que a empresa trabalhe com o social media, responsável por analisar o perfil das redes e das empresas, organizar um planejamento estratégico, analisar resultados, entre outros.

“Criar conteúdo não é simples. Precisa fazer um planejamento, saber o perfil do seu consumidor, estudar o seu produto, periodicidade de publicações e temas das postagens”, declara Danilo Marques. “Na elaboração do planejamento você precisa saber que cada mídia tem a sua peculiaridade, sua melhor frequência de horário para postagem”, diz.

Para quem estiver interessado no assunto, Danilo Marques deixou dicas de cursos gratuitos no portal Cate: Mídias sociais: introdução à publicação de conteúdo e métricas; Marketing digital; Edição de imagens; e Como fazer um vídeo-documentário.

Serviço:

Confira a programação do Programa Volta por Cima
Transmissão: Facebook: @spsmdet

1 de abril
Tema: Declaração anual do MEI: Como e por que fazê-la?
Horário: 15h