Programa Volta por Cima, da Prefeitura de SP, encerra quinzena de lives com dicas sobre democratização do mercado de trabalho e vendas on-line

Criada com o intuito de apoiar o empreendedor e profissionais em busca de oportunidades durante a fase emergencial, lives têm a participação de especialistas de diversas áreas da Secretaria e convidados

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) iniciou o programa Volta por cima no dia 15 de março com a proposta de debater temas relacionados ao empreendedorismo, crédito, mercado de trabalho, vendas pela internet, marketing digital, entre outros, durante a fase emergencial do Plano São Paulo. Todas as lives são transmitidas no Facebook da Secretaria e ficam gravadas, podendo ser acessadas a qualquer momento.

"Este projeto cumpre uma importante missão de inspirar e encorajar os empreendedores e profissionais a ousarem e buscarem novas formas de obter renda e oportunidades, por meio da inovação", explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. "Apresentamos os serviços que a SMDET oferece e convidamos os profissionais que coordenam áreas estratégicas para, juntamente com convidados, oferecerem suporte, apresentarem projetos e estimularem as pessoas a superarem os desafios que este momento impõe", completa. 

Nesta quarta-feira, dia 31 de março, a primeira live será às 10h com o tema “Cate móvel – quando a oportunidade vai até o cidadão”. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo - Cate existe para incentivar as pessoas a aperfeiçoarem suas habilidades para conquistar um emprego ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo. Durante o bate-papo, será apresentado o serviço móvel que leva oportunidades ao encontro de quem as procura.

Na sequência, às 15h, por meio de uma parceria com a Adesampa, a oficineira Naiara dos Santos fala sobre como anunciar a empresa on-line. Este é um tema oportuno, considerando a pandemia da covid-19 e o crescimento do e-commerce que pode ser praticado por diversas plataformas.

O encerramento será feito pelo oficineiro do programa Elabora, Danilo Marques, da Fundação Paulistana com o tema Criação de conteúdo: o mercado está aí, entra quem quer.

Gastronomia básica

Nesta terça-feira, 30 de março, aconteceu mais uma rodada de lives do Programa Volta Por Cima.  A primeira atividade do dia teve como tema Princípios básicos da gastronomia. O bate papo foi conduzido pela oficineira da Fundação Paulistana, Neire Rose, que deu dicas de como se dar bem vendendo comida, empreender e ganhar dinheiro com alimentos e muito mais.

 

Durante o encontro, ela destacou que é muito importante entender que existem conceitos básicos para ganhar dinheiro na gastronomia como, por exemplo, atenção no planejamento, preparo das receitas e fornecedores.

“Com um bolo, por exemplo, precisamos saber quantos dias ele ficará bom depois de assado? Qual embalagem que tenho que usar? Qual é o tipo de embalagem e de ingredientes que tenho que utilizar para que esse bolo se mantenha por mais tempo com o seu sabor?”, declara.

Para quem está entrando nesse mercado, foi apontado, entre outras dicas, que é preciso pensar na validade dessa comida, nos fornecedores, onde sempre estará comprando os ingredientes, ter técnicas de manipulação dos alimentos para não perder tempo e dinheiro.

“Ouço de muitas pessoas que trabalhar com comida é fácil porque todo mundo come, mas não é todo mundo que sabe lidar com a comida. Quer trabalhar com comida, ok, mas tem que ter muita responsabilidade e muito estudo sobre o ramo com o qual vai empreender”, finaliza.

Vendas on-line

A oficineira do programa Elabora da Fundação Paulistana, Ana Cristina Lima, conduziu a live com o tema Vendas on-line, às 18h, organizando o conteúdo em três blocos: quem é o consumidor de venda on-line; quais são as plataformas disponíveis e como fidelizar o cliente.

“A venda é um processo com começo, meio e fim. Para que seja bem-sucedida é preciso criar relacionamento e apresentar um produto que vai trazer benefícios ao comprador”, explica Ana Cristina Lima. “A venda pode ser legal quando transformamos a experiência em algo prazeroso tanto para quem vende quanto para quem compra”, completa.

O consumidor atual é bem informado, por isso, um conteúdo completo deve ser entregue no momento da compra para evitar que haja dispersão. Caso ele não consiga as informações necessárias, buscará em outro lugar, inclusive na concorrência. Por este motivo, conhecer o produto que está sendo vendido é obrigatório. No âmbito da pandemia, a visão passou a ser global e a preocupação com sustentabilidade tornou-se um diferencial.

Outra característica do consumidor é o ativismo, o que significa que ele quer fazer parte da construção do produto. Neste ponto, o relacionamento se torna uma negociação com o vendedor que deve buscar sempre melhorar a experiência. “Ao realizar uma entrega não convencional, já podemos garantir a venda”, explica.

A decisão de compra passa por experiências sensoriais. Mas, no contexto da pandemia, a imagem e o áudio cumprem o papel de aguçar os sentidos do comprador. Imagens bonitas e impactantes, além de um texto bem escrito, compõem uma excelente estratégia de vendas.

A oferta de plataformas atualmente é bastante ampla. Como estes ambientes possuem muitos usuários, é importante o empreendedor buscar diferenciação. Uma das formas de fazer isso é demonstrar credibilidade, por exemplo, por meio de depoimentos de clientes que já usaram o serviço. Encorajar um consumidor a deixar seu depoimento após a venda é uma forma de incrementar essa funcionalidade em seu canal de vendas.

Um dos diferenciais do empreendedor é ser acessível aos compradores, respondendo com brevidade aos questionamentos, dúvidas e sugestões. A oficineira destacou, contudo, que os aplicativos de mensagens instantâneas devem ser usados com cuidado, respeitando horários.

A atenção ao processo de pós-venda é essencial para fidelização. Dar instruções e acompanhar o uso dos produtos é um diferencial para o consumidor e contribui para que ele seja encorajado a deixar um depoimento ou repetir a compra no futuro, possivelmente até mesmo indicando a outras pessoas.

Serviço:
Confira a programação do Programa Volta por Cima
Transmissão: Facebook: @spsmdet

31 de março
• Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão
Horário: 10h

• Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
Horário: 15h

• Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h