Prefeitura de SP inicia a última semana de lives do Programa Volta Por Cima

Os encontros virtuais reuniram especialistas que abordaram temas sobre empreendedorismo, microcrédito, inserção no mercado de trabalho e muito mais

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira, 29 de março, a última semana de lives do Volta Por Cima, com uma programação especial para quem quer se reinventar e continuar gerando renda durante a pandemia. A primeira atividade do dia teve como tema o afroempreendedorismo e empreendedorismo negro. Os encontros estão sendo realizados no facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e podem ser acessados até mesmo após a sua realização pelo link: www.facebook.com/spsmdet

Participaram do bate papo a coordenadora de desenvolvimento econômico da Pasta, Silvia Cibele, os membros da Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor, Pedro Antelmo, Ana Paula Rodrigues, a representante da Secretaria de Gestão, Núbia Suzana e o presidente da Faculdade Zumbi dos Palmares, Igor Oliveira.

Durante o bate papo, Silvia Cibele destacou a atuação da Comissão de Apoio ao Afroempreendedor. “Entre as atividades da Comissão, estão o apoio à inclusão da educação empreendedora nos currículos escolares, que apresentem formas e caminhos de ascensão econômica e social por meio do empreendedorismo. Além disso, promovemos regularmente uma agenda de encontros e bate papos para discutir e traçar o desenvolvimento econômico e social de empresas e negócios afroempreendedores na capital”, declarou.

Igor Oliveira falou sobre a importância do ensino empreendedor em escolas e universidades. “Temos que cada vez mais preparar o jovem para os negócios, pensando no empreendedorismo e no mundo digital. Os novos empreendedores precisam se preparar para serem não só donos do seu próprio empreendimento, mas também administradores e gestores”, complementou.

No segundo encontro do dia, o Danilo Marques, da Fundação Paulistana, abordou o tema Longevidade: mercado e carreiras em ascensão, um assunto muito relevante por conta do rápido envelhecimento da população brasileira, que necessitará cada vez mais de produtos e profissionais voltados para esses indivíduos.

“Falar sobre o envelhecimento parece ser ainda um tabu no Brasil, mas precisamos abordar essa questão para pensar no futuro. O mercado vai precisar se adaptar a esse cenário porque a população idosa será maior do que a de jovens”, declara.

No bate papo, foi destacado que as empresas precisam começar a pensar em produtos e serviços voltados aos idosos, principalmente porque hoje existe uma parte dessa população muito mais ativa do que as das gerações passadas, muitos andam de bicicleta, fazem caminhadas, se exercitam, etc.

Contudo, o Brasil está passando por um momento de envelhecimento populacional muito rápido, e uma parcela desses idosos irá precisar de cuidados especiais. Foi nesse cenário que Danilo Marques falou um pouco da profissão de cuidador de idoso.

“Em 2007, eram 5.263 cuidadores de idosos. Em 2017, esse número saltou para 34.051 profissionais, alta de 547%”, declara Marques. “E a contratação hoje pode ser feita por meio do MEI ou via CLT, podendo ser plantonista ou diarista”. finaliza.

O palestrante também enfatizou que “o cuidador de idoso não é só na questão física, vai além disso. Ele trabalha com a empatia, sensibilidade, o cuidado e a dignidade da pessoa idosa. Pode ser no auxílio para fazer compras, no uso de tecnologias ou até uma companhia para conversar”.

Por fim, ele deixou dicas de cursos gratuitos no portal Cate que estão relacionados ao tema de cuidador de idosos: “Introdução ao cuidado com o idoso”; “Avaliação multidimensional da pessoa idosa”; e “Envelhecimento da população brasileira”.

Serviço:

Confira a programação do Programa Volta por Cima

Transmissão: Facebook: @spsmdet

30 de março

• Tema: Princípios Básicos da Gastronomia
Horário: 10h

• Tema: Vendas On-line
Horário: 18h

31 de março

• Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão
Horário: 10h

• Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
Horário: 15h

• Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h

Siga a SMDET nas redes sociais