Mais de 33 mil pessoas se inscrevem para o POT Defesa da Vida da Prefeitura de São Paulo

75% estão na faixa etária do programa, entre 18 e 24 anos. Selecionados serão convocados por SMS e email para comparecer ao Cate para entrega de documentos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo recebeu, em apenas 24 horas, 33.701 inscrições de interessados em participar do Programa Operação Trabalho – POT Defesa da Vida. A iniciativa que ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, disponibiliza 2.000 vagas para jovens aturem como agentes de prevenção da Covid-19.

As inscrições on-line foram encerradas às 17h desta sexta-feira, 26 de março. A região que teve o maior número de inscrito foi a zona sul com 38% do total, seguido pelas regiões leste, norte, oeste e central. O bairro que registrou a maior quantidade de interessados foi o Campo Limpo, zona sul, com mais de 2 mil pessoas. Dos mais de 33 mil inscritos, 75% estão na faixa etária do programa, entre 18 e 24 anos. A maioria dos interessados no POT Defesa da Vida são mulheres.

“As nossas equipes técnicas estão acostumadas a analisar um elevado volume de inscrições em processos seletivos, desta forma, as pessoas que estão em busca desta oportunidade poderão iniciar as atividades em abril, como planejamos”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Esse programa ocorre em um momento delicado para toda a sociedade, mas estamos mobilizados para atenuar os efeitos desta crise sanitária que tem atingido a população mais vulnerável de forma contundente”.

A equipe técnica do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo irá selecionar, entre os dias 29 de março e 1º de abril, as 2 mil pessoas que passarão para a segunda fase, conforme os critérios do Programa Operação Trabalho.

No dia 2 de abril a lista com os 2 mil nomes será divulgada no Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo no endereço www.facebook.com/spsmdet. Os pré-selecionados receberão por email e SMS a notificação para a próxima fase.

Entre os dias 5 e 9 de abril, com agendamento prévio para não haver aglomeração, os candidatos serão atendidos em unidades do Cate abertas especialmente para essa seleção. A segunda fase consiste na entrega dos documentos que comprovem as informações fornecidas no formulário on-line como estar na faixa etária dos 18 aos 24 anos, morar na capital, estar desempregado há mais de quatro meses, entre outros dados. Com todas as informações comprovadas, o candidato assina o Termo de Responsabilidade e Compromisso, documento que permite o ingresso no POT Defesa da Vida.

POT Defesa da Vida

Os jovens selecionados para o programa irão atuar no apoio e orientação da população na garantia dos protocolos sanitários, boas práticas de higienização e limpeza, distanciamento social, uso adequado de máscara, entre outros. Os locais de atuação dos agentes de Defesa da Vida foram indicados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Serão três turnos de quatro horas em ações em terminais de ônibus, praças, escolas, organizações sociais, entre outros. O trabalho ocorrerá com o apoio das equipes da Defesa Civil, GCM e GCM Ambiental da cidade, responsáveis pela atuação preventiva e comunitária de segurança urbana.

O jovem que for selecionado irá trabalhar quatro horas por dia, totalizando 20 horas semanais, e contará com uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 769,95. A atividade terá duração de seis meses e os beneficiários deverão cumprir 96 horas de qualificação profissional, por meio de atividades EAD no Portal Cate, visando a reinserção no mercado de trabalho ou na geração de renda por meio do empreendedorismo.

Os jovens passarão também por orientação quanto às ações de prevenção e de combate à Covid-19 com apoio da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Serviço

29/03 a 01/04:

Pré-seleção dos candidatos pela equipe do Cate

02/04:

Divulgação da lista dos 2 mil pré-selecionados e convocação por SMS e e-mail para a segunda fase

05 a 09/04:
Entrega de documentos nas unidades do Cate em data, horário e local pré-agendado

Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais