Prefeitura lança programa que selecionará 2 mil jovens até sexta-feira (26) para atuar na prevenção à Covid-19 nas ruas da capital

Os selecionados, que devem se inscrever até às 17h00 desta sexta-feira (26), serão inseridos no Programa Operação Trabalho em Defesa da Vida

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Segurança Urbana, abre inscrições nesta quinta-feira, 25 de março, para 2.000 vagas no Programa Operação Trabalho – POT Defesa da Vida. O novo POT irá inserir jovens com idade entre 18 e 24 anos para aturem como agentes de prevenção à Covid-19. Para participar, os interessados devem se cadastrar pelo site www.bit.ly/potdefesadavida e atender aos critérios do programa como estar desempregado há mais de quatro meses; ter renda de até meio salário mínimo por pessoa da família, morar na capital e não receber benefício como o seguro-desemprego. As inscrições serão encerradas nesta sexta-feira, 26 de março, às 17h.

“Estamos no pior momento da crise sanitária em que as pessoas estão sendo duramente afetadas na saúde e no emprego. O prefeito Bruno Covas tem nos orientado a atuar fortemente junto aos grupos mais vulneráveis, por isso criamos o POT Defesa da Vida voltado à geração de renda e qualificação dos jovens, que é um dos públicos que mais sofreram com o desemprego na pandemia”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Com investimento de cerca de R$ 10 milhões, os jovens que passarem pela seleção do POT Defesa da Vida irão atuar no apoio e orientação da população na garantia dos protocolos sanitários, boas práticas de higienização e limpeza, distanciamento social, uso adequado de máscara, entre outros.

Os locais de atuação dos agentes de Defesa da Vida foram indicados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Serão três turnos de quatro horas em ações em terminais de ônibus, praças, escolas, organizações sociais, entre outros.

O trabalho ocorrerá com o apoio das equipes da Defesa Civil, GCM e GCM Ambiental da cidade, responsáveis pela atuação preventiva e comunitária de segurança urbana. A secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, considera a inclusão dos jovens agentes nos trabalhos como enriquecedora: “Prevenção, atuação comunitária e ações educativas são pilares da segurança urbana na cidade de São Paulo. A inclusão de jovens neste trabalho cotidiano, junto aos agentes públicos da Secretaria, deve aprofundar as relações comunitárias, ampliando, também, as dimensões acerca de proteção e segurança”.

O jovem que for selecionado irá trabalhar quatro horas por dia, totalizando 20 horas semanais, e contará com uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 769,95. A atividade terá duração de seis meses e os beneficiários deverão cumprir 96 horas de atividades de qualificação profissional, por meio de atividades EAD no Portal Cate, visando a reinserção no mercado de trabalho ou na geração de renda por meio do empreendedorismo.

Os jovens passarão também por orientação quanto às ações de prevenção e de combate à Covid-19 com apoio da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Serviço

Inscrições: até 26 de março, às 17h
Site: www.bit.ly/potdefesadavida

Pré-requisitos para participar da seleção:

• Ter entre 18 e 24 anos;
• Morar na capital
• Estar desempregado há mais de quatro meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
• Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família;
• Estar com a situação cadastral do CPF regular junto à receita federal;
• Autodeclarar-se sem doenças preexistentes e não pertencer aos grupos de risco da covid-19.

 

Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais