Programa Tem Saída é destaque em encontros de sensibilização com o setor privado

Os encontros virtuais aconteceram neste mês, que celebra o Dia Internacional da Mulher

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo participou neste mês, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, de diversas ações para ampliar o debate em torno da problemática que envolve a violência doméstica e familiar e promover o programa Tem Saída. Com mais de dois anos de atuação na capital, a iniciativa já possibilitou a geração de renda e trabalho para mais de 400 mulheres em situação de violência.

“A maioria das empresas tem um número significativo de mulheres em seus quadros e nem sempre sabem lidar com os casos de violência doméstica”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “O programa Tem Saída atua junto a diversos grupos, que passaram a desenvolver uma outra visão sobre suas funcionárias com o apoio do programa e de todos os atores que compõem essa frente, oferecendo suporte a fim de a mulher conquistar a sua autonomia financeira e deixar a situação de violência”.


O Tem Saída foi apresentado para as empresas WBG e Pirelli em rodadas de encontros virtuais que contaram com a participação de funcionários. Nas oportunidades, os participantes puderam conhecer o programa, assim como sanar dúvidas sobre violência doméstica, redes de apoio à mulher, como auxiliar uma vítima que estiver nesta situação, entre outros.

“A sensibilização com as empresas é importante, pois abre um diálogo em um ambiente que nem sempre há oportunidade de debater a violência doméstica, os tipos de violência e ir além desta pauta, orientando as pessoas também sobre a igualdade de gênero”, salienta a coordenadora do programa Tem Saída, Aline Lis Ramos.

 



Na Pirelli, cerca de 60 pessoas acompanharam o bate papo e interagiram durante a apresentação. “A live foi um sucesso, com perguntas por parte de nossas funcionárias que foram muito bem esclarecidas. O tema foi apresentado com exemplos práticos de vários aspectos sobre os diferentes tipos de abuso e violência: como identificar, compreender a vítima e como buscar auxílio para sair de alguma situação semelhante”, destaca Carolina Olegario de Souza, responsável pelo Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento da Pirelli.

Outra oportunidade de divulgar o programa foi junto ao grupo WBG, detentor das marcas SOUQ e IDA. A inciativa organizada pela companhia em decorrência do mês da mulher, contou também com a participação de Elizabete Gabriel, da Casa da Mulher Brasileira, equipamento da Prefeitura de São Paulo que oferece uma gama de serviços para mulheres em situação de violência.

“Nos comprometemos em promover iniciativas dentro do grupo para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, nosso primeiro passo foi um dia de conversa entre o programa Tem Saída e os colaboradores da WBG para falarmos sobre Violência Contra Mulheres. As palestrantes comandaram uma hora de conversa, de forma muito leve e esclarecedora, criando um ambiente seguro de participação e troca para todos. O resultado foi tão positivo que planejamos manter uma roda de conversa semanal sobre outras temáticas”, afirma Viviane Pereira, especialista de Sustentabilidade da WBG.

O Programa Tem Saída é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP, ONU Mulheres e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Mais informações, dúvidas e adesão de novas empresas podem ser solicitadas pelo e-mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br ou serviço SP 156.

Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais