Lives do programa Volta Por Cima debatem a geração de renda nesta quinta (25)

Os especialistas falaram ainda sobre produção de conteúdo online e sobre a atuação do Cresan Butantã, na região oeste

 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) realizou nesta quarta-feira, 24 de março, mais quatro lives do Programa Volta Por Cima. A iniciativa, que contará com programação virtual até o final do mês, conta com diversos assuntos de interesse do público para quem deseja gerar renda ou buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Amanhã, dia 25, o debate se concentra em ações de geração de renda, com encontros que trazem como tema “Marketing Digital: inove seu engajamento nas vendas da pandemia” e “Geração de renda na maturidade”. O dia inicia, no entanto, com a celebração virtual do aniversário de 11 anos do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Cresan Butantã, a partir das 10h30.

“Chegamos à segunda semana do programa Volta por Cima atingindo nosso objetivo de abordar temas diversos e dialogar com todas as faixas etárias, usando a internet como veículo, nesse período de fase emergencial na cidade de São Paulo. Nosso objetivo é promover o empreendedorismo e a geração de renda por meio de novas ideias de negócios e inovações que podem surgir a partir destes encontros virtuais”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Microempreendedor Individual

Nesta quarta (24), o dia começou com uma conversa sobre o MEI - Microempreendedor Individual e as vantagens de ter o seu próprio negócio formalizado. A live contou com a participação da equipe técnica da SMDET como o assessor da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Pedro Antelmo; a agente de desenvolvimento da Ade Sampa, Vilma Lopes; e as supervisoras operacionais do Cate, Michele Dantas e Romilde Lopes. O bate papo foi mediado pela diretora de Mercado de Trabalho da SMDET, Vanessa Ribeiro.

 

Durante a transmissão, os especialistas esclareceram diversas dúvidas do público, além de apresentarem os muitos benefícios do MEI, os requisitos para se formalizar, as obrigações e quais as vantagens do serviço. “A ideia do MEI é ter sua independência financeira a partir da sua própria empresa. E o MEI é muito democrático, pois aceita que estrangeiros e refugiados que também empreendam no país, inclusive temos como oferecer suporte a eles pela nossa Secretaria”, diz Pedro.

“Os brasileiros são pessoas criativas que gostam de se reinventar. Por isso, é importante investir nos seus talentos e buscar informação. O MEI pode te ajudar a alavancar suas vendas e serviços”, acrescenta Michele Dantas.

Os convidados falaram ainda sobre os caminhos para abrir o MEI, seja presencialmente no Cate, ou através da internet. “Todos nós podemos identificar oportunidades e desenvolver soluções. Esse é o papel do empreendedor e nós estamos aqui para auxiliar vocês da melhor forma possível.”, Vilma Lopes relatou.

Produção e Conteúdo para blogs e sites

A segunda live do dia foi realizada no Facebook da Fundação Paulistana, entidade ligada à SMDET, que tem como foco a qualificação profissional. O tema do encontro foi “Produção de conteúdo para redes sociais e blogs” e contou com a palestra do oficineiro do Elabora, Danilo Marques.

O oficineiro destacou a importância de se produzir um bom conteúdo para as redes sociais. “Quando o conteúdo tem qualidade, ele cumpre sua função de informar corretamente, contribuindo com a experiência de compra e acesso do cliente. Ou seja, quando bem pensado, ele ajuda também no processo fidelização de clientes, impulsionando a geração de renda do empreendedor”, declarou.

O Elabora tem como objetivo ampliar as chances de recolocação profissional dos candidatos a uma vaga de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades diversas, inclusive na elaboração do próprio currículo, na hora de se apresentar em um processo seletivo, além de fomentar para que o cidadão descubra e explore seus pontos positivos e até mesmo apoiando na geração de renda por meio do empreendedorismo.

O Portal do Cate conta também com diversas lives do Elabora. Totalmente gratuitas, as transmissões oferecem orientações de como se destacar em processos seletivos e entrevistas de emprego, especialmente durante a pandemia do coronavírus. Os encontrosestão disponíveis apenas para os usuários cadastrados na plataforma. As inscrições podem ser feitas pelo link: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Empreendedorismo feminino

Às 15h, o bate-papo abordou mulheres empreendedoras na agricultura orgânica e sustentável. Maria Belém e Karolline, ambas do Teia Parelheiros; a coordenadora de Desenvolvimento do Trabalho, Carmem Oliveira e Roberto Carlos, do Polo de Ecoturismo de Parelheiros participaram da conversa.

Entre os temas discutidos, esteve a situação que as empreendedoras atravessam nesse período da pandemia de covid-19. Beth Sá, conhecida por Beth do Cambuci, trouxe seu relato. Após a morte do marido, ela encontrou no fruto cambuci a principal fonte de renda para sustentar a família por meio do empreendedorismo.

 

"Cheguei a Parelheiros aos 17 anos e com 45 fiquei viúva, sem renda e com dois filhos. Percebi que no quintal do meu sítio havia pés de Cambuci, porém não sabia como manipulá-los. Foi por meio de cursos sobre mudas nativas que comecei a entender sobre a plantação, cultivo e, desde então, esta tornou minha fonte de renda, pois fabrico geleias, licores, cachaças e outras delícias”, conta ela.

Por conta dessa produção, ela atualmente integra a Rota do Cambuci, que percorre diversas cidades do Estado de São Paulo, participando de feiras, festivais e ali consigo vender os produtos.

Protagonismo e o mundo BANI

No final do dia, às 18h, Vinicius Cardoso, especialista em RH e oficineiro do programa Elabora, da Fundação Paulistana, conduziu a última live com o tema “Protagonismo e o mundo Bani”. Ele iniciou o encontro falando sobre o que se considera protagonismo do ponto de vista profissional e empreendedor.

Ação, iniciativa, responsabilidade, transformação, agilidade e novas perspectivas são alguns conceitos associados ao termo no mercado de trabalho que busca profissionais dispostos a “sair da zona de conforto”.

O oficineiro apresentou conceitos, em inglês, VUCA e BANI que são acrônimos que refletem o espírito de um tempo. No caso de BANI, foco do encontro, cada letra significa uma palavra que está em consonância com a situação atual: fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensão; traduzidas para português. Este conceito está sendo relacionado, neste momento, ao período pós-pandemia de covid-19.

“Tudo no contexto que vivemos hoje tanto no âmbito pessoal quando dos negócios é frágil; não tem solidez. Essa impermanência é um reflexo da fase atual”, resume Vinicius. Dentro deste contexto, ele acredita que o melhor é buscar desenvolver-se e buscar conhecimento de forma diversa. 




Durante o encontro, ele refletiu sobre o conceito 70/20/10, muito adotado pelas áreas de recursos humanos das empresas. Esta ideia significa que todo o aprendizado é formado por 70% de experiência; 20% por meio de trocas com outras pessoas e 10% pela educação formal.

No âmbito do mundo BANI, ele lembrou que o aprendizado dentro dessa nova realidade é desconstruído, o que exige um espírito de reinvenção e reciclagem profissional permanentes para combater a impermanência dos cenários. Para atender às novas demandas, ele apresentou dados de uma pesquisa recente do Fórum Econômico Mundial que destacou novas competências exigidas pelo mercado em 2021, entre elas, o pensamento inovador e analítico, aprendizado ativo, originalidade, solução de problemas complexos, entre outras.

Para aprofundar ideias e conceitos relacionados, o oficineiro indicou a leitura do livro Sincronicidade – o caminho interior da liderança, escrito por Joseph Jaworski e publicado no Brasil pela editora SENAC.

Serviço:
Confira a programação do Programa Volta por Cima
Transmissão: Facebook: @spsmdet

25 de março
• Tema: Aniversário do Cresan Butantã
Horário: 10h30

• Tema: Marketing Digital: Inove seu engajamento nas vendas na pandemia
Horário: 14h

26 de março
• Tema: Reinvenção do restaurante - Delivery 360
Horário: 10h

• Tema: Oportunidade de Carreira no Mercado Pet
Horário: 18h

29 de março
• Tema: Programa Afroempreendedor
Horário: 10h

• Tema: Longevidade: Mercado e Carreiras em Ascensão
Horário: 18h

30 de março
• Tema: Princípios Básicos da Economia
Horário: 10h

• Tema: Vendas On-line
Horário: 18h

31 de março
• Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão
Horário: 10h

• Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
Horário: 15h

• Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h

 

Siga a SMDET nas redes sociais