Jovens conquistam emprego durante a pandemia, após cursos da Prefeitura de São Paulo

Projeto StarTI oferece qualificação na área de tecnologia e informática. Nova turma terá inscrições em 30 de maio

Começam nesta terça-feira (23), as aulas dos cursos gratuitos StarTI, oferecido pela Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo. As aulas estão sendo ministradas de maneira on-line, já que a cidade de São Paulo está em fase emergencial de combate à pandemia do coronavírus.

O Programa StarTI formou em 2020, antes do início da pandemia mundial, cerca de 200 alunos, que assistiram às aulas nas unidades Santana, Santo Amaro e Jardim Ângela, do Instituto da Oportunidade Social (IOS), contratado pela Fundação Paulistana.

As turmas que começam nesta semana terão aulas online até que a capital seja reclassificada no plano de combate à pandemia e saia da fase emergencial, quando as aulas voltam a ser presenciais. O curso começa em 23 de março e termina em 20 de maio. E em 30 de maio já começa uma nova turma.

São três cursos diferentes, com carga horária de 160 horas cada: Introdução à Programação Web, Montagem e Manutenção de Computadores e Plataforma ZenDesk de atendimento ao cliente. São ministrados nas unidades de Santana, Santo Amaro e Jardim Ângela, do IOS.

“O setor de tecnologia é uma área de alta empregabilidade que demanda uma mão-de-obra mais qualificada e oferece ganhos elevados no decorrer da carreira. Os nossos cursos são de nível técnico, sendo uma ótima opção para as pessoas que tenham ensino médio se qualificarem para ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Qualificados para o trabalho

A jovem Beatriz Lopes do Carmo, 19, que mora no Parque Taipas, na zona norte, esteve na turma de Infraestrutura e Redes e o conquistou uma vaga de trainee na Bell Consulting. Ela trabalha oferecendo suporte à área administrativa, a funcionários e alunos de escolas e faculdades clientes da Bell, além de realizar diagnósticos no sistema RM TOTVS.
“Eu fico responsável por monitorar os créditos das mensalidades, as reservas de vaga e se o acesso deles ao portal para realizar as transações está correto”, detalha a ex-aluna, que já pensa num trabalho como programadora.

Outro que ampliou horizontes com o curso Star TI e se empregou foi Victor Prado, 19, da Vila Paiva, também da zona norte. Ele trabalhava como operador de telemarketing e estava em busca de qualificação profissional, quando se matriculou no curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores. “Sou jovem aprendiz na Vedacit, no departamento de qualidade da empresa”, relata o jovem, que conseguiu a vaga por meio da inscrição no banco de talentos da IOS.

“Exemplos como esses, da Beatriz e do Victor, mostram a importância de trabalharmos para promover projetos como o StarTI, que impactam vidas e reduzem as desigualdades no mercado de trabalho”, afirma Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.


As inscrições para a turma que começa em 30 de maio, nos três cursos, já estão abertas e podem ser feitas pelo https://ios.org.br/inscricao/

Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. J qualificou mais de 28 mil cidadãos ao longo de sua existência.
Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

 

Siga a SMDET nas redes sociais