Programa Volta por Cima, da Prefeitura de SP, debate oportunidades no mercado de trabalho e produtividade em lives

Primeira semana do projeto com encontros totalmente virtuais contou com 30 mil participantes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) realizou hoje mais dois encontros virtuais do Programa Volta por Cima, ciclo de lives realizado durante a fase emergencial do Plano São Paulo. Dando continuidade à proposta inicial, os temas abordados atendem às demandas de diferentes públicos.

“Durante a fase emergencial, estamos usando o alcance da internet para chegar a pessoas de todas as idades e áreas de formação com conteúdo diverso. As lives trazem novas ideias, dicas e propostas para inovação, organização do tempo e recolocação no mercado de trabalho”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Recolocação profissional e mercado de trabalho

Pela manhã, o foco do debate foram métodos para recolocação profissional e inserção no mercado de trabalho. A primeira atividade do dia contou com a presença da diretora do mercado de trabalho da Pasta, Vanessa Ribeiro, da gerente de parcerias, Sabrina Alexandrino, a líder de seleção Camilla Rodrigues e gerente de recursos humanos Samille Nonato. 

A live começou com Vanessa Ribeiro destacando a importância do apoio ao trabalhador durante a pandemia. “Estamos realizando diversas ações, como processos seletivos e até mesmo essa programação de live,s que serão fundamentais para ajudar quem mais precisa a conseguir um emprego durante a pandemia e continuar gerando renda ou se qualificando profissionalmente”, declarou.

As convidadas contaram suas experiências para dar continuidade aos processos seletivos de modo on-line.“Programas como o Contrata SP e o Tem Saída, foram fundamentais para a geração de renda de inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade. Mesmo com a paralização de diversos serviços durante a pandemia, nosso trabalho se manteve ativo, buscando sempre atender todos os trabalhadores e ajudar na recolocação profissional”, relatou a líder de seleção do Cate, Camilla Rodrigues.

A live contou com dicas indispensáveis para ganhar destaque nas entrevistas e seleções como se inscrever em cursos de qualificação oferecidos pelo Cate; atualizar os dados do currículo; se inscrever em vagas que se encaixem com o perfil profissional, ser verdadeiro durante a entrevista de emprego, além de explorar sempre os pontos fortes de cada um.

“A Prefeitura de São Paulo criou diversas estratégias para atender aos trabalhadores durante a pandemia, como os links para incriçõe, a unidade móvel do Cate, o atendimento presencial com hora marcada, tudo isso pensando em evitar aglomerações nas unidades e seguir todos os protocolos sanitários recomendados”, completa a supervisora do Cate, Sabrina Alexandrino.

Produtividade e Ação

Ana Cristina Lima, oficineira do programa Elabora da Fundação Paulistana, abriu a última live do dia falando sobre a produtividade e destacando que além de aumentar a quantidade de um produto produzido, por exemplo, é preciso considerar a qualidade final em todo o processo. Um dos comportamentos essenciais para realizar isso é a organização do tempo de trabalho e estabelecimento de prioridades. “Se não fizermos esse planejamento, podemos cometer o erro de dedicar tempo demais a algo que não era tão importante naquele momento”, explica.

Para realizar o planejamento do trabalho, a concentração é fundamental. Segundo a oficineira, esta habilidade é treinável e demanda disciplina para, por exemplo, checar menos mensagens no celular ou atender ligações durante a execução de uma tarefa.

Serviço:
Confira a programação do Programa Volta por Cima
Transmissão: Facebook: @spsmdet

24 de março
• Tema: Orientação e formalização do MEI
Horário: 10h

• Tema: Protagonismo e o Mundo BANI
Horário: 18h

25 de março
• Tema: Aniversário do Cresan Butantã
Horário: 10h30

• Tema: Marketing Digital: Inove seu engajamento nas vendas na pandemia
Horário: 14h

26 de março
• Tema: Reinvenção do restaurante - Delivery 360
Horário: 10h

• Tema: Oportunidade de Carreira no Mercado Pet
Horário: 18h

29 de março
• Tema: Programa Afroempreendedor
Horário: 10h

• Tema: Longevidade: Mercado e Carreiras em Ascensão
Horário: 18h

30 de março

• Tema: Princípios Básicos da Economia
Horário: 10h

• Tema: Vendas On-line
Horário: 18h

31 de março

• Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão
Horário: 10h

• Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
Horário: 15h

• Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h

 

Siga a SMDET nas redes sociais