Prefeitura de SP realiza encontro on-line entre os acelerados da 5ª edição do Vai Tec

Bate papo proporcionou troca de informações e networking entre os participantes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou nesta terça-feira, 23 de março, o 1º Encontrão Vai Tec - 5ª Edição. O evento, totalmente on-line, foi voltado aos empreendedores acelerados pelo programa com o intuito de gerar integração entre os participantes para troca de conhecimentos e vivências.

O encontro contou com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, gestor de programas e projetos da Ade Sampa, Ary Scapin, além dos representantes da comissão de avaliação do Vai Tec.

“Nós temos que valorizar e ajudar as pessoas que têm boas ideias de negócios e que estão dispostas em fazer a diferença por meio do empreendedorismo”, declara a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A Secretaria e a Ade Sampa estão aqui para ajudar os jovens a estruturar e impulsionar os seus empreendimentos com cursos, assessorias, mentorias e aporte financeiro porque são esses negócios que vão impactar na vida das pessoas nas comunidades”, finaliza.

Na ocasião, os palestrantes e convidados debateram as suas experiências com outros acelerados da 5ª edição do Vai Tec e compartilharam projetos que possuem o mesmo propósito de atuação com empreendedores da periferia, além da troca de conhecimento com iniciativas aceleradas em outras edições.

Um dos convidados foi Luis Coelho, sócio-fundador da Empreende Aí, empresa de impacto social que capacita empreendedores de territórios populares a terem seus próprios negócios. “Foi com o Vai Tec que comecei a ter uma ideia melhor de como projetar um empreendimento que pudesse ser sólido, e com os recursos oferecidos pelo programa foi possível impulsionar, estruturar e melhorar o negócio”, disse.

Na ocasião, os participantes compartilharam dicas sobre como identificar seu público alvo, estruturação do negócio, impactos da crise econômica, a importância de se adaptar rapidamente quando surge um problema, entre outros assuntos.
O segundo convidado foi Matheus Cardoso, sócio proprietário do Moradigna, empresa que reforma casas em condições insalubres. Matheus é morador do Jardim Pantanal e destacou que percebeu o impacto da desigualdade social quando foi aprovado em engenharia civil em uma grande faculdade ao conseguir uma bolsa de estudos.

“Vendo a diferença tão grande entre esses dois mundos foi quando percebi que precisava fazer algo para diminuir essa distância”, diz. “Reformar casas em condições insalubres, retirando o mofo, colocando uma janela, instalando uma porta, são formas de dar uma moradia mais digna para essas pessoas mais vulneráveis”, ressalta.

Questionado sobre empreendedorismo, destacou que “empreender é ir e voltar e se adequar às necessidades do seu público alvo”. Já sobre ter um negócio social, pontuou que “você pode criar um negócio lucrativo para a população de baixa renda, e isso não descredibiliza a causa”, finaliza.

6ª Edição Vai Tec
As inscrições para a 6ª Edição do programa Vai Tec foram prorrogadas até 30 de abril. O programa irá acelerar 24 negócios de jovens das periferias da cidade que utilizem tecnologia como modelo de negócio. Além disso, os empreendimentos selecionados receberão também um valor de R$35.700,00 cada. Para se inscrever, acesse o link: www.adesampa.com.br/vaitecc6.

A aceleração será composta por mentorias em gestão, desde os aspectos técnicos até os jurídicos e mercadológicos, assessorias, oficinas, acesso a rede de contatos, além do aporte financeiro. Por conta da pandemia do coronavírus, todo o processo será feito totalmente on-line. O cronograma de atividades está previsto para começar em agosto de 2021.

 

Siga a SMDET nas redes sociais