Prefeitura inicia segunda semana de lives do Programa Volta Por Cima

Encontros virtuais tiveram mais de 30 mil participantes desde a abertura, no dia 15 de março

Nesta segunda-feira, dia 22 de março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) inicia a segunda semana do Programa Volta por Cima, ciclo de lives durante a fase emergencial do Plano São Paulo com foco nos empreendedores. Dando continuidade à proposta inicial, os temas abordados atendem às demandas de diferentes públicos com foco em empreendedorismo, mercado de trabalho, alimentação, bem-estar, sustentabilidade, entre outros.

“Na primeira semana, tivemos debates ricos e inspirações para pessoas de diversas áreas estratégicas para a cidade de São Paulo, refletindo sobre oportunidades reais que podem ser executadas durante esse período de fase emergencial e também no momento da retomada econômica”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Nossa expectativa é que as pessoas que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho, ou que já empreendem, possam aproveitar as dicas para aprimorar a procura ou inovar em seus negócios”, completa.

Portal Cate

 A retomada do ciclo de palestras do Programa Volta Por Cima começou nesta segunda-feira, trazendo novas oportunidades para os cidadãos que buscam informação e orientação durante o período de fase emergencial do Plano São Paulo do Governo do Estado.

 

Com uma conversa sobre o Portal do Cate, o público pôde conhecer a ferramenta que conta com mais de 80 cursos de qualificação, dicas e muitas oportunidades, lançada em 2019. Durante a conversa, o técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ricardo Dericio, e a assessora técnica da Fundação Vanzolini, Laís Schalch, que administra a plataforma em parceria com a SMDET, apresentaram todas as funções do site, os cursos disponíveis e ensinaram o público a fazer o cadastro no portal.

“A pandemia trouxe para todos a urgência de aprender e otimizar o tempo. As pessoas aproveitaram esse momento para buscar suas inspirações, hobbies e novas oportunidades, coisas que o Portal do Cate vem trazer para vocês de forma moderna e prática”, comenta Ricardo Dericio. “A plataforma gratuita está disponível a todo o momento para ser usufruída da melhor forma pelo público. Quanto mais cursos você fizer, mais você vai estar capacitado, entendendo mais sobre o mercado de trabalho”, completa.

O Portal apresenta uma grande diversidade de cursos para que seja possível atender todas as demandas. “O objetivo é que seja uma experiência de informação, o mais interessante possível. São cursos que podem ser feitos por conta própria e sem mediação. É importante que quem participe avalie o portal como um todo para conhecer os seis eixos vocacionais da plataforma, que são as que mais oferecem oportunidades de emprego e geração de renda na capital”, explica Laís Schalch.

Quem se inscreve para os cursos do Portal do Cate também conta com certificado gratuito emitido pela própria plataforma, desde que tenha participado da maior parte das atividades proposta pelo curso escolhido.

Saúde e bem-estar

Na sequência, às 15h, foi a vez da especialista em RH, Meire Rose, destacar a importância da saúde e bem-estar para o enfrentamento desta fase da pandemia de covid-19.

“Sentir-se bem vai desde ler um bom livro até executar tarefas prazerosas. Não adianta apenas focar-se numa agenda cheia e juntar dinheiro. Se você não se sente bem, consequentemente acaba gastando sem necessidade para compensar”, destacou.

Meire interagiu com os espectadores e percebeu que a rotina e o medo inibem as pessoas de reservarem um momento para si mesmas. Durante cinco minutos, a especialista conduziu uma série de alongamentos e concluiu: “É importante reservar um tempo para você: medite, leia, faça exercícios, beba água e, principalmente, se cuidem. Saúde e bem-estar devem caminhar juntos”.

Sustentabilidade é o futuro

Na última live do dia às 18h, Danilo Marques, oficineiro do programa Elabora da Fundação Paulistana, abordou o tema “Sustentabilidade, uma profissão estratégica”. Quando refletimos sobre o assunto, associamos diretamente o conceito ao meio ambiente. Mas, durante o encontro, foram destacadas vertentes que formam um tripé: meio ambiente, social e econômico. Esta associação à natureza tem a ver com a atenção que o tema passou a receber na década de 1970 com o lançamento do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson e da Conferência da ONU, realizada em Estocolmo, que foi o primeiro evento da organização voltado ao tema da preservação ambiental.

Atualmente, o tema passou a ganhar mais atenção devido ao reposicionamento das empresas. “Todas as ações das empresas causam algum tipo de impacto. Não existe impacto zero. O esforço é de minimizar ao máximo os efeitos negativos ou colocar em prática formas de compensação”, explica Danilo. Em busca deste equilíbrio, as empresas buscam profissionais para executar estas políticas estratégicas e encontrem formas de colocar o tema no centro das ações.

O profissional dessa área precisa estar em constante aperfeiçoamento a respeito das melhores práticas do setor e da legislação para posicionar a empresa entre as que se adaptam melhor às exigências e executam ações de inovação. Os profissionais que atuam neste campo podem vir de formações de nível superior diversas como engenharia, biologia, psicologia, comunicação e administração, por exemplo.

Outro campo interessante são os profissionais da área de Tecnologia da Informação que são contratados para fazer levantamentos de dados, atendendo a uma demanda até mesmo dos acionistas. Um dos principais desafios é cobrir toda a área de Sustentabilidade, uma vez que a oferta de informação sobre meio ambiente é maior do que dados sobre diversidade, qualidade de vida e cultura organizacional.

O mercado consumidor é um fator relevante para considerar a mudança comportamental das empresas. Com um posicionamento mais responsável no campo da sustentabilidade, é possível ganhar a simpatia de mais consumidores.

Uma pesquisa recente da consultoria McKinsey trouxe dados a respeito dos consumidores brasileiros. Cerca de 60% dos consumidores compreendem os impactos das questões ambientais e cobram das empresas um posicionamento sobre o assunto, ainda que de forma indireta. 65% querem saber a origem do produto que estão comprando com informações das condições de trabalho ou desmatamento.

Com relação à nova geração, que mesmo sem ter necessariamente uma renda, já consome, 84% dos consumidores da geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) declararam não comprar produtos de empresas envolvidas em escândalos e 85% dos se sentem melhor quando compram um produto sustentável.

Danilo explicou que as práticas de respeito ao meio ambiente não deve ser apenas preocupação de grandes empresas. É possível, por exemplo, negócios menores usarem embalagens sustentáveis. Ele indicou aos interessados o curso na plataforma Cate sobre o tema chamado “Introdução ao Upcycling – Gerando renda com resíduos”, que aborda ações relacionadas à reciclagem e reutilização.

No contexto da pandemia de covid-19, 60% dos brasileiros declararam consumir mais produtos frescos, o que sinaliza uma oportunidade de negócio. “Os consumidores estão procurando marcas que tenham propósito, o que faz com que as empresas busquem profissionais formados na área para atender essa demanda”, completa o oficineiro.

Para finalizar, ele destacou que a tendência do mercado de trabalho no setor é de crescimento. Segundo o relatório “O emprego em um futuro de zero emissão líquida na América Latina e Caribe”, de autoria Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado em 2020, serão criados 15 milhões de empregos na área de Sustentabilidade na América Latina e Caribe até 2030.

Serviço:
Confira a programação do Programa Volta por Cima
Transmissão: Facebook: @spsmdet

23 de março
• Tema: Emprego na pandemia e qualificação profissional
Horário: 10h

• Tema: Produtividade e Ação
Horário: 18h

24 de março
• Tema: Orientação e formalização do MEI
Horário: 10h

• Tema: Protagonismo e o Mundo BANI
Horário: 18h

25 de março
• Tema: Aniversário do Cresan Butantã
Horário: 10h

• Tema: Marketing Digital: Inove seu engajamento nas vendas na pandemia
Horário: 14h

26 de março
• Tema: Reinvenção do restaurante - Delivery 360
Horário: 10h

• Tema: Oportunidade de Carreira no Mercado Pet
Horário: 18h

29 de março
• Tema: Programa Afroempreendedor
Horário: 10h

• Tema: Longevidade: Mercado e Carreiras em Ascensão
Horário: 18h

30 de março
• Tema: Princípios Básicos da Economia
Horário: 10h

• Tema: Vendas On-line
Horário: 18h

31 de março
• Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão
Horário: 10h

• Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
Horário: 15h

• Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h

 

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