Ciclo de lives da Prefeitura para ajudar à população durante fase emergencial atingiu mais de 30 mil pessoas e terá continuidade na próxima semana

Atividades realizadas totalmente on-line abordaram diversos temas para impulsionar negócios e apoiar a retomada econômica da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, continua na próxima semana, a partir de segunda-feira, 22 de março, a programação do Volta por Cima - ciclo de lives durante a fase emergencial do Plano São Paulo com foco nos empreendedores que querem iniciar um negócio, precisam se adaptar ao mundo on-line, como obter microcrédito, trabalhadores que necessitam se reinventar, além de depoimentos e inspirações de quem está enfrentando esse momento. A primeira semana de programação contou com a participação de mais de 30 mil pessoas. Todas as lives ficarão gravadas no Facebook da Secretaria e poderão ser acessadas a qualquer momento.

“Fomos de dicas e inspirações para o desenvolvimento pessoal a exemplos de pessoas que se destacam na geração de renda por meio do artesanato e integram nosso programa Mãos e Mentes Paulistanas, nessa primeira etapa de lives. Os próximos dias contarão com mais material rico, que podem dar alternativas para quem está em casa e em busca de encontrar um caminho para se reinventar diante da crise econômica”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Primeira semana de lives
Nesta sexta- feria, 19 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, iniciou o dia com a 13ª live como parte do programa Volta Por Cima, que visa incentivar trabalhadores e empreendedores a se reinvetaram durante a pandemia.

A primeira live do dia teve foco no consumo consciente de produtos e promoção das doações ao Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo. O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Junior, abriu o bate papo destacando a importância das doações neste período de fase vermelha emergencial do Plano São Paulo.

"O momento em que estamos é extremamente delicado. É preciso nos conscientizarmos sobre os problemas que muitas pessoas estão enfrentando e fazer nossa parte para ajudar. Outra situação grave é o desperdício de alimentos em um período em que muitos estão sofrendo com a fome e a insegurança alimentar. E esse é o objetivo do Banco de Alimentos. Queremos levar uma alimentação adequada e saudável para as pessoas mais vulneráveis da cidade, declarou o secretário adjunto, Armando Junior.

O encontro contou também com a presença da nutricionista do Banco de Alimentos, Karina Palmas Reis, e do superintendente da Associação Paulista de Supermercados – APAS, Carlos Correia. O equipamento recepciona doações próprias para consumo de mais de 400 órgãos, desde a rede varejista até o setor de frutas, legumes e verduras, como feiras e sacolões. Após chegar ao Banco de Alimentos, os produtos passam por uma triagem, pois nada pode ser doado vencido ou com a embalagem danificada.



Em 2020 o Banco de Alimentos alcançou o número recorde de doações e atendimentos. Foram distribuídas mais de 3 mil e 200 toneladas de produtos que chegaram a mais de 600 mil pessoas vulneráveis, número equivalente à capacidade máxima do estádio do Maracanã. O equipamento firmou parcerias, como empréstimos de equipamentos para atender a maior demanda logística, além de contar com doações de escolas fechadas durante a pandemia, por parte da Secretaria Municipal de Educação.

Na segunda live do dia, a especialista em recursos humanos e planejamento de carreira, Meire Rose, explicou a importância do autoconhecimento para lidar com esse momento de isolamento social. A atividade teve como objetivo buscar uma reflexão pessoal para que cada um possa encontrar o seu caminho no mercado de trabalho ou no empreendedorismo.

"Para refletir sobre você mesmo e seus objetivos é preciso executar exercícios diários de autoconhecimento, como ler um livro, tomar um banho relaxante, separar uns 10 minutos para escutar uma música e principalmente, relaxar para que as energias sejam renovadas", explicou, Meire.

Geração de renda
Encerrando a programação da semana, foi realizada a live de “Artesanato e Manualidades” em comemoração ao Dia do Artesão, que é celebrado nesta sexta-feira, 19 de março. Participaram do bate papo a coordenadora de Desenvolvimento Econômico da SMDET, Silvia Cibele, as gestoras do programa Mãos e Mentes Paulistanas, Carmem Oliveira e Joselice Oliveira e as artesãs Leila Garcia e Sueli Cabral.

O Mãos e Mentes Paulistanas foi lançado em março de 2019 e tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de artesãos e manualistas. O programa promove uma série de atividades que fortalecem o ecossistema dos empreendedores manuais e estimulam a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local. Atualmente a Prefeitura de São Paulo conta com mais de mil artesãos e manualistas cadastrados em seu banco de dados que poderão futuramente participar de feiras e eventos exclusivos.

“O projeto é maravilhoso porque abre a nossa cabeça para novas formas de empreender. As feiras que pude participar foram fundamentais para aumentar o meu engajamento e minha visibilidade”, declarou a artesã Garcia.

A coordenadora Silvia Cibele destacou as ações da Prefeitura de São Paulo durante a pandemia para continuar prestando todo o suporte aos artesãos. “Mesmo durante a quarentena, continuamos atendendo os empreendedores do setor de artesanato, por meio da Ade Sampa, para oferecer orientações e as linhas de crédito disponíveis para os empreendedoresaplicarem em seus negócios”, relatou.



A Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, tem atendido os empreendedores da capital por meio de telefone e e-mail. Nos canais, os munícipes podem tirar dúvidas sobre emissão de documentos, formalização de negócios e até mesmo das linhas de crédito que são oferecidas em parceria com o Banco do Povo. O serviço pode ser acessado pelos telefones (11) 4210-2668, (11) 99708-5130 e (11) 99449-1311 ou e-mail: atendimento@adesampa.com.br

Serviço:
Confira a programação do Programa Volta por Cima
Transmissão: Facebook: @spsmdet

22 de março
• Tema: Portal Cate - Um mundo cheio de oportunidades
Horário: 10h
Tema: Empreendendo no setor da Moda
Horário: 16h
• Tema: Sustentabilidade, uma profissão estratégica.
Horário: 18h

23 de março
• Tema: Emprego na pandemia e qualificação profissional
Horário: 10h
• Tema: Produtividade e Ação
Horário: 18h

24 de março
• Tema: Orientação e formalização do MEI
Horário: 10h
• Tema: Protagonismo e o Mundo BANI
Horário: 18h

25 de março
• Tema: Aniversário do Cresan Butantã
Horário: 10h
• Tema: Marketing Digital: Inove seu engajamento nas vendas na pandemia
Horário: 14h

26 de março
• Tema: Reinvenção do restaurante - Delivery 360
Horário: 10h
• Tema: Oportunidade de Carreira no Mercado Pet
Horário: 18h

29 de março
• Tema: Programa Afroempreendedor
Horário: 10h
• Tema: Longevidade: Mercado e Carreiras em Ascensão
Horário: 18h

30 de março
• Tema: Princípios Básicos da Economia
Horário: 10h
• Tema: Vendas On-line
Horário: 18h

31 de março
• Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão
Horário: 10h
• Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
Horário: 15h
• Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h

 


 

 

Siga a SMDET nas redes sociais