Programa Volta Por Cima da Prefeitura de SP realiza nesta sexta-feira (19) live sobre a importância de doações ao Banco de Alimentos principalmente na fase emergencial

Ação também realizará as lives em comemoração ao Dia do Artesão e sobre a importância do autoconhecimento

Na próxima sexta-feira, 19 de março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo continuará com o ciclo de Lives do Programa Volta Por Cima, voltado a ajudar empreendedores e trabalhadores durante a fase emergencial do Plano São Paulo do Governo do Estado. A programação, que ocorrerá até o dia 31 de março, poderá ser acompanhada pelo Facebook da Secretaria no endereço @spsmdet.

O dia de palestras começará às 10h com o tema “Doação de Alimentos na Pandemia: Conheça o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo e saiba como doar para mais de 400 entidades sociais”, tema de extrema importância com o retorno da fase emergencial e da necessidade da realização de doações.

A abertura institucional será realizada pelo secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Jr. A live contará ainda com a participação da Karina Palma, coordenadora do Banco de Alimentos, e Carlos Correa, Superintendente da APAS - Associação Paulista de Supermercados. A mediação será de Guta Chaves.

Às 15h, será a vez do encontro que abordará “Autoconhecimento na Prática”. A ideia é que as pessoas possam entender a importância do autoconhecimento e descubra como extrair o melhor dessa prática, refletindo sobre seus valores e encontrando o melhor caminho para sua vida.

E às 18h, acontecerá a live “Dia do Artesão: O artesanato e a manualidade paulistana como expressão cultural e geração de renda”, comemoração do Dia do Artesanato com dados do setor e apresentação do Programa Mãos e Mentes.

“Neste momento que estamos passando, usar a internet como ferramenta de propagação de conhecimento e informação é primordial para que possamos ajudar a quem mais precisa para de sair desta crise”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. 

No primeiro ciclo de lives do dia, o programa Volta por Cima contou nesta quinta-feira (18) com bate-papo sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho com a ONU Mulheres. Participaram do encontro virtual a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, Tayná Leite, coordenadora do Programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres para o Setor Privado e as coordenadoras do Trabalho e do programa Tem Saída da SMDET, respectivamente Priscila Martins Rodrigues e Aline Lis Ramos Pereira.


“As mulheres foram as mais afetadas nessa crise sanitária. Foram as primeiras a serem demitidas e as que mais têm dificuldades para retornar ao mercado de trabalho. Mesmo no empreendedorismo, há inúmeros obstáculos para elas como passar os negócios do presencial para o on-line e, principalmente, o acesso ao crédito”, destaca a secretária. “Os nossos programas voltados à mulher buscam dar o suporte necessário, seja ofertando vagas de emprego ou assessorando nos negócios a fim de que elas possam voltar a gerar renda e reorganizar as finanças. Estamos também desenvolvendo outras ações como o POT Volta às Aulas, que vai gerar renda para quase cinco mil mães na cidade, ajudando a manter os protocolos de saúde na rede municipal de ensino”.

Já Tayná Leite destacou a importância do programa Ganha-Ganha da ONU, que tem como lema: Igualdade de Gênero significa bons negócios. A iniciativa, que acontece em seis países da América Latina, incluindo do Brasil, atua em conjunto com a OIT - Organização Internacional do Trabalho e é financiado pela União Europeia. O propósito é acelerar a agenda 2030 dos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que inclui a igualdade de gênero.

“No Ganha-Ganha olhamos o empoderamento econômico, o enfrentamento à violência de gênero, buscando o reconhecimento das mulheres como líderes de transformação. As ações junto às empresas são compostas por suporte técnico e de acompanhamento introduzindo os princípios de empoderamento da ONU Mulheres, que são compostos por sete princípios econômicos, entre eles estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível”, destaca a coordenadora da ONU Mulheres.

A organização apoia o programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo, que atua há mais de dois anos auxiliando as mulheres em situação de violência doméstica e familiar a conquistar a autonomia financeira. Nesse período, mais de 400 mulheres já tiveram oportunidade de emprego e de geração de renda.

A segunda live do dia foi apresentada pela oficineira do Programa Elabora, Meire Rose, e abordou dicas para quem tem inúmeras ideias no papel, mas tem dúvidas de como colocar em prática.



"Antes de iniciar um projeto é importante conhecer o mercado e seus concorrentes. Além disso, muitos empreendedores ficam com dúvidas em relação a precificação de mercadorias, ponto que é preciso observar diversos fatores, dentre eles o tempo e material utilizado para a realização de determinado produto ou serviço", declara a oficineira.

Durante a live, Meire também sanou algumas dúvidas de empreendedores que começaram fazendo o conhecido “desapego” com itens de casa que não utilizam mais. "Para quem pretende vender coisas que não utilizam, é importante que seja contada uma história a quem vai comprar, ou na plataforma escolhida, para que a outra pessoa entenda o quanto realmente vale o produto", complementa.

Já a terceira live do dia contou com a presença de quatro mulheres falando sobre a superação durante a pandemia por meio da costura. O encontro contou com a presença da coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Pasta, Silvia Cibele; e das costureiras e participantes do programa Costurando Pela Vida Rosemeire Santos Silva e Elisa Villas Verdes.

O programa foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo durante 2020 e teve como objetivo apoiar a geração de renda de costureiras, artesãs, pequenas empresas, cooperativas e MEIs – Microempreendedores Individuais.

“O programa foi um presente que caiu do céu. Ele ajudou não só a mim como a muitas mulheres que estavam sem gerar renda e sem perspectiva alguma durante a pandemia”, declarou a costureira Rosemeire Santos, costureira contratada pelo Costurando Pela Vida.

A coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Pasta, Silvia Cibele, destacou o trabalho da Pasta para apoiar os empreendedores da capital. “A Prefeitura tem uma grande preocupação com os donos de negócios da capital, principalmente dos pequenos empreendimentos que foram os mais afetados durante esta pandemia. Por este motivo, contamos com diversas iniciativas para apoiar e atender empreendimentos dos mais distintos setores”, declara.
A quarta live do dia foi apresentada pela oficineira do Programa Elabora, Ana Cristina Lima, que abordou como trabalhar a identidade visual e profissional de um empreendimento que será criado ou já existente.

Durante a live, Ana Cristina destacou a importância de realizar um bom planejamento do negócio que deseja iniciar ou que já está ativo. “Em primeiro lugar, precisamos ter um nome que seja fácil de ser lembrado, mas, ao mesmo tempo, forte. A seguir, precisamos identificar o perfil do nosso negócio.Ou seja, perceber qual será a grandiosidade do empreendimento, se terá uma abordagem arrojada ou mais moderada”, declara.



“O próximo passo é a escolha da logomarca, a que faz se comunicar. É aquela que o consumidor só de ver a imagem, sem letra alguma, já sabe qual é a marca. Depois é preciso escolher o slogan, pois é ele que falará para o seu cliente os serviços e produtos ofertados. E por fim, identificar a propaganda que a sua marca adotará. Ou seja, como ela irá se relacionar com o seu cliente, em quais canais irá se comunicar. Com esses símbolos claros de comunicação, teremos uma identidade visual mais clara e objetiva do seu negócio que até uma criança conseguirá identificar”, finaliza.

Serviço:
Confira a programação do Programa Volta por Cima
Transmissão: Facebook: @spsmdet

19 de março
• Tema: Importância da doação de alimentos: Como doar para o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo
Horário: 10h

• Tema: O Artesanato Paulistano
Horário: 18h

22 de março
• Tema: Portal Cate - Um mundo cheio de oportunidades
Horário: 10h
Tema: Empreendendo no setor da Moda
Horário: 16h

• Tema: Sustentabilidade, uma profissão estratégica.
Horário: 18h

23 de março
• Tema: Emprego na pandemia e qualificação profissional
Horário: 10h

• Tema: Produtividade e Ação
Horário: 18h

24 de março
• Tema: Orientação e formalização do MEI
Horário: 10h

• Tema: Protagonismo e o Mundo BANI
Horário: 18h

25 de março

• Tema: Aniversário do Cresan Butantã
Horário: 10h

• Tema: Marketing Digital: Inove seu engajamento nas vendas na pandemia
Horário: 14h

26 de março
• Tema: Reinvenção do restaurante - Delivery 360
Horário: 10h

• Tema: Oportunidade de Carreira no Mercado Pet
Horário: 18h

29 de março
• Tema: Programa Afroempreendedor
Horário: 10h

• Tema: Longevidade: Mercado e Carreiras em Ascensão
Horário: 18h

30 de março
• Tema: Princípios Básicos da Economia
Horário: 10h

• Tema: Vendas On-line
Horário: 18h

31 de março
• Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão .
Horário: 10h

• Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
Horário: 15h

• Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h