Programa Volta por Cima da Prefeitura traz soluções para o empreendedorismo feminino em lives, nesta quinta-feira (18)

O ciclo de encontros virtuais ocorre até o dia 31 de março, com especialistas em diversas áreas para ajudar a gerar renda e trabalho

O programa Volta por Cima da Prefeitura de São Paulo, voltado a ajudar empreendedores e trabalhadores durante a fase emergencial do Plano São Paulo do Governo do Estado, realiza nesta quinta-feira, 18 de março, lives com o foco na mulher. As atividades irão mostrar a entrada e evolução das mulheres no mercado de trabalho e também os desafios que elas enfrentam quanto desejam empreender. A programação pode ser acompanhada pelo Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em @spsmdet

A primeira palestra do dia, às 10h, será com a participação da ONU Mulheres que abordará o tema “Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios - A importância da autonomia financeira das mulheres no rompimento dos ciclos de violência doméstica e familiar”. O debate contará com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo que mostrará os benefícios para empresas e mulheres no programa Tem Saída, que há dois anos auxilia vítimas de violência doméstica e familiar na busca da autonomia financeira.

Já às 18h, o encontro on-line do Volta por Cima mostrará como o programa Costurando pela Vida da Prefeitura de São Paulo, ajudou as mulheres na renda familiar durante a pandemia. A iniciativa produziu mais de dois milhões de máscaras e equipamentos de proteção para distribuição para profissionais de saúde e de servidores que atuaram na linha de frente no combate ao coronavirus.

“O ciclo de palestras on-line é gratuito e uma oportunidade de as pessoas ampliarem o conhecimento. A exemplo das atividades desta quinta, que traremos debates de como as mulheres podem se sobressair diante desta crise, outros públicos podem se valer dos ensinamentos e aplicar no seu dia a dia, seja nos negócios ou no ambiente de trabalho”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Apoio aos pequenos



Nesta quarta-feira (17), o programa Volta Por Cima contou com lives que levaram ao público métodos de solicitação do microcrédito para pequenas empresas. As palestrantes da Ade Sampa, Valéria Freitas e Ximene Martins, abordaram as cincos causas que mais endividam esses empresários e apresentaram 10 dicas de orientação para o acesso ao crédito de forma consciente, para evitar problemas.

Uma delas é sobre a necessidade de ter uma reserva de emergência para situações inoportunas a exemplo da pandemia. Também foi falado sobre conhecer conceitos básicos como juros, antes de procurar agências bancárias. “Muitos empresários precisaram buscar auxílio financeiro nesse último ano diante da crise. É importante pesquisar e consultar as equipes técnicas da Ade Sampa para melhor orientação, visto que muitas pessoas se endividam por desconhecimento de taxas, tipos de empréstimos e prazos para pagamento”, menciona a palestrante Ximene Martins.

Suporte ao trabalhador



A busca pelo seguro-desemprego, benefício do governo federal, também contou com especialistas no ciclo de lives do Volta por Cima. Com o fechamento das 25 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo em decorrência da fase emergencial do Plano São Paulo, quem precisa do auxílio deve realizar a habilitação do seguro-desemprego pelo Portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/). A carteira de trabalho digital também pode ser emitida por este canal.

A live foi mediada pela diretora de Mercado de Trabalho da SMDET, Vanessa Ribeiro, que trouxe subsídios ao público do suporte que o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo tem oferecido ao público em meio à pandemia. “Desde o ano passado procuramos estruturar os serviços de forma que o cidadão não fique descoberto, mesmo em serviços que não administramos diretamente, mas fazemos a intermediação como o seguro-desemprego e a carteira de trabalho. Atualmente, as pessoas estão com aceso digital a esses serviços de forma que não tenham prejuízos em seu dia a dia”, destaca.

Adriana Real, técnica do Cate, que também participou da live, destacou que os documentos digitais como a carteira de trabalho são seguros e as empresas já estão adequadas para aceitar o documento. “A carteira digital traz todo o histórico do trabalhador, sendo totalmente segura para a busca de trabalho. Assim como a habilitação do seguro-desemprego on-line, pode ser feito com agilidade por esses canais, sem a necessidade de se deslocar para esse fim”, afirma.


Serviço:
Confira a programação do Programa Volta por Cima

Transmissão: Facebook: @spsmdet


18 de março
• Tema: Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios
Horário: 10h

• Tema: Costureiras - Programa Costurando Pela Vida
Horário: 16h

• Tema: Identidade Visual Pessoal e Profissional
Horário: 18h

19 de março
• Tema: Importância da doação de alimentos: Como doar para o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo
Horário: 10h

• Tema: O Artesanato Paulistano
Horário: 18h

22 de março

• Tema: Portal Cate - Um mundo cheio de oportunidades
Horário: 10h

Tema: Empreendendo no setor da Moda
Horário: 16h

• Tema: Sustentabilidade, uma profissão estratégica.
Horário: 18h

23 de março
• Tema: Emprego na pandemia e qualificação profissional
Horário: 10h

• Tema: Produtividade e Ação
Horário: 18h

24 de março
• Tema: Orientação e formalização do MEI
Horário: 10h

• Tema: Protagonismo e o Mundo BANI
Horário: 18h

25 de março
• Tema: Aniversário do Cresan Butantã
Horário: 10h

• Tema: Marketing Digital: Inove seu engajamento nas vendas na pandemia
Horário: 14h

26 de março
• Tema: Reinvenção do restaurante - Delivery 360
Horário: 10h

• Tema: Oportunidade de Carreira no Mercado Pet
Horário: 18h

29 de março
• Tema: Programa Afroempreendedor
Horário: 10h

• Tema: Longevidade: Mercado e Carreiras em Ascensão
Horário: 18h

30 de março
• Tema: Princípios Básicos da Economia
Horário: 10h

• Tema: Vendas On-line
Horário: 18h

31 de março
• Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão .
Horário: 10h

• Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
Horário: 15h

• Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
Horário: 18h

 

Siga a SMDET nas redes sociais