Segundo dia de lives do programa Volta por Cima tem debate sobre vocação profissional e vendas on-line

Dicas sobre como descobrir a vocação profissional e dar os primeiros passos no e-commerce foram temas abordados nos encontros virtuais gratuitos

Nesta terça-feira, dia 16 de março, aconteceu o segundo dia de lives do programa Volta por cima, iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET). Serão mais de 30 transmissões realizadas pelo Facebook da SMDET, durante a fase emergencial, com o objetivo de abordar os principais desafios e dúvidas de empreendedores, profissionais em busca de oportunidades no mercado de trabalho, inspiração para novos negócios, entre outros assuntos.

Cada convidado trouxe sua própria experiência e também sugestões com base no que observou ao longo dos anos. Por meio de pontos de vistas distintos, o público que assiste as transmissões poderá dar o pontapé inicial para realizar seus sonhos. 

“É importante abordar os assuntos que estão na ordem do dia dos jovens que buscam a primeira oportunidade até o empreendedor que quer abrir seu negócio e vender pela internet. Temos profissionais responsáveis por todas essas áreas na Secretaria, além de convidados, que estão prontos para dar dicas valiosas para que essas pessoas cheguem lá”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Acredito que essa quinzena de lives tem o potencial de inspirar e aprimorar o conhecimento em áreas estratégicas do emprego e empreendedorismo”, finaliza.

Nesta nova rodada de lives realizada hoje, a partir das 10h, o tema inicial foi “Preciso trabalhar, e agora?”. Meire Rose, oficineira do Projeto Elabora, orientou o público sobre a importância de se preparar para o mercado de trabalho com planejamento, treinamento de habilidades pessoais e cursos de qualificação como os que estão disponíveis gratuitamente no Portal do Cate. Ela também deu dicas sobre como descobrir a vocação profissional: “A melhor forma de entender o que você gosta de fazer é estudando o assunto e fazendo cursos”, disse. “Depois que escolher uma profissão ou cargo que deseja ocupar, converse também com pessoas que trabalham na área e pergunte como é a rotina diária, a carga horária e a sobre a sua realização nesse trabalho”, aconselhou.

 

 

Na seqüência, foi a vez de Ana Cristina, empreendedora e oficineira do programa Elabora, da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura. Durante sua fala, ela deu dicas importantes para quem está buscando começar um novo negócio. Entre as sugestões elencadas está o conhecimento dos pontos fortes e fracos do próprio empreendedor, identificar novas oportunidades e conhecer o mercado. "É importante ter criatividade, conhecimento de mercado e saber o que seu público-alvo busca, além de não ficar numa zona de conforto", afirma.
 

Este pensamento encontra eco na fala de Luciene Andrade, cofundadora da empresa Webba desenvolvimento de sistemas web. Durante sua participação na live “Fase vermelha: o e-commerce vale a pena para o meu negócio?”, ela falou ao lado de Rosana Brito, do Teia Butantã e Ana Paula Nascimento, do Teia Cidade Tiradentes, sobre o momento de reconhecer que o negócio físico precisa migrar para o ambiente virtual e desmistificou a venda on-line. “As pessoas costumam pensar que o e-commerce necessita de uma plataforma de vendas estruturada, mas só de anunciar pelas redes sociais e receber um pagamento por pix ou outra forma de transferência bancária já configura e-commerce. Não precisa de um marketplace pra isso”, ensina Luciene.

Toda a rede de suporte ao comércio digital já existia antes do enfrentamento de adversidades em razão da covid-19, mas alguns empreendedores ainda não enxergavam nela uma possibilidade de vender seu produto. Com a pandemia, essa percepção mudou. “Quem iniciar no universo do e-commerce agora não poderá mais retroceder. Esta nova realidade trouxe outros olhares e reflexões sobre a internet, desde a venda de produtos até os encontros virtuais entre familiares e amigos que agora acontecem pelas redes”, finaliza.

Serviço:
Confira a programação do Programa Volta por Cima
Transmissão: Facebook: @spsmdet

17 de março

  • Tema: Como solicitar microcrédito para sua empresa?
    Horário: 10h
     
  • Tema: Seguro Desemprego/Carteira de Trabalho Digital
    Horário: 18h

18 de março

  • Tema: Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios
    Horário: 10h
     
  • Tema: Costureiras - Programa Costurando Pela Vida
    Horário: 16h
     
  • Tema: Identidade Visual Pessoal e Profissional
    Horário: 18h

19 de março

  • Tema: Importância da doação de alimentos: Como doar para o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo
    Horário: 10h
     
  • Tema: O Artesanato Paulistano
    Horário: 18h

22 de março

  • Tema: Portal Cate - Um mundo cheio de oportunidades
    Horário: 10h

    Tema: Empreendendo no setor da Moda
    Horário: 16h
     
  • Tema: Sustentabilidade, uma profissão estratégica.
    Horário: 18h

23 de março

  • Tema: Emprego na pandemia e qualificação profissional
    Horário: 10h
     
  • Tema: Produtividade e Ação
    Horário: 18h

24 de março

  • Tema: Orientação e formalização do MEI
    Horário: 10h
     
  • Tema: Protagonismo e o Mundo BANI
    Horário: 18h

25 de março

  • Tema: Aniversário do Cresan Butantã
    Horário: 10h
     
  • Tema: Marketing Digital: Inove seu engajamento nas vendas na pandemia
    Horário: 14h

26 de março

  • Tema: Reinvenção do restaurante - Delivery 360
    Horário: 10h
     
  • Tema: Oportunidade de Carreira no Mercado Pet
    Horário: 18h

29 de março

  • Tema: Programa Afroempreendedor
    Horário: 10h
     
  • Tema: Longevidade: Mercado e Carreiras em Ascensão
    Horário: 18h

30 de março

  • Tema: Princípios Básicos da Economia
    Horário: 10h
     
  • Tema: Vendas On-line
    Horário: 18h

31 de março

  • Tema: Cate Móvel - Quando a Oportunidade Vai Até o Cidadão .
    Horário: 10h
     
  • Tema: Como anunciar a sua empresa na internet em tempo de crise
    Horário: 15h
     
  • Tema: Criação de conteúdo: O Mercado Está Aí, Entra Quem Quer!
    Horário: 18h

 

Siga a SMDET nas redes sociais