Fundação Paulistana abre mais de 300 vagas para cursos gratuitos de tecnologia

Projeto StarTI leva qualificação para interessados em trabalhar com programação de rede, manutenção e montagem de computadores e atendimento ao cliente

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo abre as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos Star TI, destinados para quem pretende trabalhar no mundo da tecnologia e dos computadores.

“O setor de tecnologia é um dos que tem mais demanda por de mão-de-obra qualificada e encontra poucos profissionais qualificados no mercado. Por isso é uma área de alta empregabilidade e que oferece ganhos elevados. Além disso, os cursos são de nível técnico, podendo ser feitos por pessoas que tenham o ensino médio, sendo uma ótima opção para gerar renda rapidamente”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
 
Os cursos são ministrados em três unidades do Instituto da Oportunidade Social, na Zona Norte, em Santana, e também na Zona Sul, nos bairros Jd. Ângela e Santo Amaro. 
 
“Os jovens, principalmente das periferias, são os que mais encontram dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Por isso, a importância de cursos como esse, que buscam reduzir as desigualdades”, pontua Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.
 
Em razão da pandemia, a edição desse ano é semipresencial, com atividades online e presenciais. São 336 vagas para jovens de 15 a 29 anos, divididas em turmas nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h. Há ainda a possiblidade de grupos no horário 18h às 22h. As inscrições podem ser feitas até a data de início do curso ou até o preenchimento de todas as vagas. 
 
Cursos Profissionalizantes

Os cursos têm carga horária de 160 horas e começam em 23 de março. Os alunos que escolherem Introdução à Programação Web vão aprender sobre desenvolvimento de sites com aplicação Web Front End, funcionamento das telecomunicações, protocolos de fluxo de dados na internet e utilização de linguagens HTML5 e CSS3.

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores prepara para atuação como técnico de Tecnologia da Informação (TI), com aulas sobre o funcionamento de componentes internos de computadores, sistemas operacionais e aplicação de diagnósticos e solução de problemas.

O curso para trabalhar na plataforma ZenDesk será ministrado exclusivamente na unidade de Santana, na Zona Norte. Neste curso, os alunos irão aprender sobre a plataforma de atendimento e interação com o cliente, com aulas que incluem definição de perfil de consumidores e utilização de ferramentas específicas.

As inscrições devem ser feitas pelo link www.ios.org.br/inscricao e dúvidas podem ser encaminhadas por email inscricoes@ios.org.br ou WhatsApp (11) 97343-9010.

Serviço:
 
Instituto da Oportunidade Social 
 
Unidade Santana
Avenida Gen. Ataliba Leonel, 245 – Santana, São Paulo/SP
 
Unidade Santo Amaro
Rua Cel. Luís Barroso, 455 – Santo Amaro, São Paulo/SP
 
Unidade Jardim Ângela
Rua Luiz Baldinato, 09 – Jardim Santa Regina, São Paulo/SP
 
Inscrições: www.ios.org.br/inscricao
 
 
 
 Siga a SMDET nas redes sociais