Programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital recebe prêmio nacional em inovação de políticas públicas para jovens

Projeto vencedor atende jovens de 16 a 20 anos da capital paulista em situaçao de vulnerabilidade social

 

 

O programa Bolsa Trabalho - Juventude, Trabalho e Fabricação Digital da Prefeitura de São Paulo foi um dos projetos premiados da 2ª edição do Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude, uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Esse programa é uma parceria entre as  secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico , Trabalho e Turismo, de  Direitos Humanos e Cidadania e de Inovação e Tecnologia.  O tema desta edição foi “Protagonismo Juvenil por Meio da Inclusão Digital”.

“O investimento em ações de qualificação profissional e de geração de renda para os jovens é fundamental  para diminuir os índices de desemprego dessa população, principalmente, em um momento de crise como esse”, ressalta a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Esse reconhecimento nos incentiva a continuar buscando cada vez mais, junto com os nossos parceiros, iniciativas para  garantir o acesso da juventude ao mercado de trabalho e a uma vida com mais oportunidades”, completa.

O objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar ações inovadoras de municípios do Brasil, voltadas à jovens de 15 e 29 anos, que promovem a transformação social das localidades onde eles vivem e que possam servir de inspiração para prefeituras de todo o país. “A tecnologia é uma tendência em alta entre as novas demandas do mercado. O reconhecimento do projeto na premiação é mais um sinal de que a inclusão de jovens em fabricação e cultura digital deve ser prioridade nos trabalhos e parcerias da Prefeitura: mesmo no ano da pandemia, formamos mais de 160 jovens, e vamos continuar. Parabéns a todos os participantes", diz o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

Além da iniciativa da Prefeitura de São Paulo, que recebeu a nota máxima de 100 em todos os critérios avaliados, também foram premiados outros dois projetos, nas regiões sul e nordeste.  “O recorte de juventude, dos 15 a 29 anos, é tratado com atenção no Brasil há poucos anos, seu marco foi a criação do Estatuto da Juventude em 2015. Construir uma iniciativa que faz a transformação social das juventudes da cidade de São Paulo e ter ela reconhecida nacionalmente é motivo de muita alegria”,  ressalta o coordenador de Políticas para Juventude, Ramirez Lopes, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. 

Sobre o Juventude, Trabalho e Fabricação Digital

O programa é destinado a jovens de 16 a 20 anos que recebem bolsa auxílio no valor de R$ 569,25. Durante o projeto, os jovens recebem formação para o uso de ferramentas tecnológicas e digitais, cidadania e sobre a inserção do jovem no mundo do trabalho. Nos últimos quatro anos, projetos já formou mais de 560 alunos. No primeiro semestre de 2021, foi aberta uma  turma que conta com 89 alunos. Devido à pandemia, as aulas estão acontecendo desde o ano passado de maneira remota.
 
Anteriormente, a iniciativa estava presente em 12 unidades do FAB LAB LIVRE SP, rede de laboratórios públicos da Prefeitura para fabricação digital,  criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Os Fab Labs são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica.
 

Para saber mais, clique aqui .

 

Siga a SMDET nas redes sociais