Prefeitura de São Paulo convoca mães para vagas remanescentes do POT Volta às Aulas

São mais de mil vagas disponíveis na rede municipal de ensino

O Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas, da Prefeitura de São Paulo, abre chamada para mais de mil vagas remanescentes para mães que foram pré-aprovadas para trabalhar na rede municipal de ensino. A convocação será feita entre os dias 2 e 3 de março por email, telefone e SMS. As mulheres que forem contatadas devem se dirigir a um dos 13 Cates selecionados para essa finalidade, entre 10h e 16h, com os documentos exigidos.

Mais de três mil mães selecionadas para o programa, iniciaram o trabalho em mais de 1.500 escolas da rede municipal de São Paulo nesta segunda-feira (1/3). As mulheres foram contratadas para contribuir na aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social das escolas. O programa é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde.

“Nesta segunda, 265 mães compareceram aos Cates e garantiram a sua vaga no programa, que ainda tem 1.169 postos em aberto. Durante essa semana realizaremos a convocação dessas vagas remanescentes para serem preenchidas até a próxima segunda-feira”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Essa iniciativa, além de foco na saúde pública, vai ao encontro das necessidades das mães que precisam de apoio para garantir o sustento das famílias. Afinal, em um período de crise, as mulheres são as primeiras a serem mandadas embora e as últimas a serem contratadas”, completa.

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, foram convocadas 4.543 mulheres, destas 69% estão entre as mães aprovadas que iniciaram o trabalho. O programa tem ainda 1.169 vagas referentes a posições que não foram preenchidas pelo não comparecimento das candidatas ou por mulheres que não atenderam aos quesitos ou levaram os documentos necessários.

Capacitação

Para realizar o trabalho, as mulheres estão recebendo a partir desta segunda também, uma capacitação on-line na área de saúde e segurança sanitária. As atividades estão sendo desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O programa conta com 166 horas de capacitação on-line por meio do Portal do Cate.

“As atividades presenciais são essenciais nas escolas para o bom desenvolvimento dos alunos que já estavam vivenciando problemas psicológicos, nutricionais, de socialização e de aprendizado. A chegada das mães, que serão guardiãs dos protocolos de saúde, traz a comunidade para dentro da escola, fortalecendo mais uma rede de apoio para as unidades”, salienta o secretário municipal da Educação, Fernando Padula.

Desempregada desde 2008, Keliane dos Anjos planeja melhorar o orçamento da casa com o novo trabalho. “Desde 2008, tenho tido apenas trabalhos informais e meu marido trabalha como motorista de aplicativo, mas não está muito fácil nesse momento. Com esse trabalho vou poder ajudar na renda de casa e ficar mais perto da minha filha”, diz.

“Esse é um momento de muita esperança porque, depois de 20 anos sem trabalhar, esse programa representa uma grande oportunidade em um momento tão delicado da pandemia pela qual todos estamos passando. Foi muito gratificante receber a notícia de que eu fui uma das selecionadas”, comenta Audrey da Silva Parreira.


POT Volta às Aulas

Liderado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde, o POT Volta às Aulas, conta com 4.590 vagas de trabalho na rede municipal de ensino para mães que vão atuar na orientação sobre os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Foram mais de 91 mil inscritas em dois dias de inscrições realizadas em 16 e 17 de fevereiro.

O programa abrange mulheres com idade entre 18 e 50 anos; moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e que não estão recebendo seguro-desemprego. Outras exigências é ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal. As mulheres atuarão no projeto pelo período de seis meses.

Serviço:

Confira a lista de convocadas para vagas remanescentes no site (www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento) ou clique aqui

Documentos exigidos:


Lista de documentos obrigatórios que devem ser entregues no dia da contratação

  •  RG original e cópia simples

 

  •  CPF original e cópia simples

 

  •  Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego

 

  •  Comprovante de residência e cópia simples


É OBRIGATÓRIO levar a cópia simples e os documentos originais.

É necessário chegar no máximo até 10 minutos antes do horário agendado para evitar aglomeração. Atente-se ao seu horário agendado para não perder a inscrição.

Cates com atendimento do POT Volta às Aulas, das 10h às 16h

Zona Central/Sul
Cate Interlagos – Av. Interlagos, 6122
Cate Central - Av. Rio Branco, 252
Cate Santo Amaro Endereço: Praça Floriano Peixoto, 54

Zona Noroeste
Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã – Rua Luis Stamatis, 300
Cate Lapa – Rua Guaicurus,1000
Cate Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel,12
Cate Jaraguá – Estrada de Taipas, 990

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes – Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba – Av. Sapopemba, 9064
Cate Guaianazes – Rua Hipólito de Camargo,479
Cate Itaim Paulista - Marechal Tito, 3012

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais