Mais de três mil mães contratadas pela Prefeitura para trabalhar no Pot Volta às Aulas iniciam as atividades nesta segunda-feira, (1º/3)

As mulheres selecionadas irão auxiliar os alunos das escolas municipais a cumprirem os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19

Nesta segunda-feira, 1º de março, 3.156 mil mães selecionadas para o Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas, da Prefeitura de São Paulo, começam a trabalhar em mais de 1.500 escolas municipais da capital paulista. As mulheres vão atuar no reforço da aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas unidades escolares. O programa é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde.

“A partir de hoje as escolas municipais terão um reforço a mais com esse time de mães guardiãs. Além de terem a oportunidade de estar perto dos filhos e ajudarem outras mães nessa rede de proteção, as selecionadas também terão uma renda para garantir o sustento das famílias”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso

Ao todo, foram convocadas, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, 4.543 mulheres, destas 69% estão entre as mães aprovadas para o início do trabalho. O programa tem ainda 1.434 vagas não preenchidas pelo não comparecimento das candidatas ou por mulheres que não atenderam aos quesitos como estar desempregada há mais de quatro meses e receber nenhum tipo de benefício. As mulheres que faltaram na convocação ainda podem ir em um dos 13 postos do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreededorismo em que estava agendada, entre 10h e 16h, com os seus documentos. A lista das aprovadas e os endereços podem ser consultados clicando aqui.

Durante seis meses, as mulheres estarão, junto com os educadores, na retaguarda das crianças, contribuindo com a manutenção da higiene e da segurança sanitária dos alunos, fazendo a aferição de temperatura e ajudando no monitoramento e sensibilização sobre prevenção à Covid-19 no ambiente escolar. Elas também ajudarão na limpeza e higienização dos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação. As mães receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.155,00 para cumprir uma carga horária de seis horas por dia e 30 horas semanais

Para Cristiane Rodrigues, que mora na região da Penha, zona leste, a oportunidade surgiu na hora certa. “Conheci esse programa por uma vizinha, ela me mandou um link para me inscrever, apesar de eu ter assistido na TV também. Em casa, apenas meu marido está trabalhando, e eu tenho três filhos que estão na escola pública. Essa renda vai me ajudar muito ainda mais nesses tempos difíceis”, comemora.

POT Volta às Aulas

Liderado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde, o POT Volta às Aulas, conta com 4.590 vagas de trabalho na rede municipal de ensino para mães que vão atuar na orientação sobre os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Foram mais de 91 mil inscritas em dois dias de inscrições realizadas em 16 e 17 de fevereiro.

O programa abrange mulheres com idade entre 18 e 50 anos; moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e que não estão recebendo seguro-desemprego. Outras exigências é ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal. As mulheres atuarão no projeto pelo período de seis meses.

Capacitação


Nesta segunda (1º/3), as mulheres contratadas iniciam também 166 horas de capacitação on-line por meio do Portal do Cate. As atividades serão desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que abordará, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia. Para realizar os cursos é necessário se cadastrar no portal: cate.prefeitura.sp.gov.br.

Serviço:

Lista de aprovadas e local de atendimento neste link


Cates com atendimento do POT Volta às Aulas, das 10h às 16h para as vagas que não foram preenchidas:

Zona Central/Sul

Cate Interlagos – Av. Interlagos, 6122
Cate Central - Av. Rio Branco, 252
Cate Santo Amaro Endereço: Praça Floriano Peixoto, 54

Zona Noroeste
Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã – Rua Luis Stamatis, 300
Cate Lapa – Rua Guaicurus,1000
Cate Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel,12
Cate Jaraguá – Estrada de Taipas, 990

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes – Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba – Av. Sapopemba, 9064
Cate Guaianazes – Rua Hipólito de Camargo,479
Cate Itaim Paulista - Marechal Tito, 3012

Documentos:

Lista de documentos obrigatórios que devem ser entregues no dia da contratação

  • RG original e cópia simples
  • CPF original e cópia simples
  • Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego
  • Comprovante de residência e cópia simples


É OBRIGATÓRIO levar a cópia simples e os documentos originais.


É necessário chegar no máximo até 10 minutos antes do horário agendado para evitar aglomeração. Atente-se ao seu horário agendado para não perder a inscrição.

Por: Bárbara Ablas

 

Siga a SMDET nas redes sociais