Prefeitura de São Paulo abre Cates neste domingo para atender as últimas mães agendadas do POT Volta às Aulas

Unidades recebem mulheres pré-aprovadas entre 10h e 16h para apresentação de documentos. As mães começam a trabalhar segunda (1º/3)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo convocou neste sábado, 27 de fevereiro, 1.800 mães que foram pré-aprovadas no Programa Operação Trabalho – POT Volta às Aulas para a fase de entrega de documentos e assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade. Cerca de 70% das mulheres agendadas para comparecer em uma das 13 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, abertos exclusivamente para essa finalidade, tiveram os dados fornecidos comprovados e começam as atividades na rede municipal de ensino nesta segunda-feira, 1º de março.

Neste domingo (28), o Cate receberá mais um grupo de 1.800 mulheres, que foram comunicadas por meio de SMS e email para finalizar a última etapa do process link.

“Estamos fazendo um amplo trabalho de mobilização de nossas equipes técnicas para auxiliar essas mães que precisam voltar a gerar renda e ajudar suas famílias. Por outro lado, temos as escolas que precisam desse contingente de mulheres para ajudar nos cuidados com as crianças, em um momento tão delicado que estamos passando em decorrência da pandemia”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Entre as candidatas atendidas neste sábado no Cate Central, uma das 13 unidades abertas neste fim de semana, está Luciene Ferreira Santos, moradora do Campo Limpo, na zona sul. “Eu fiquei muito feliz de ser uma das comtempladas nesse programa, que teve mais de 90 mil mães inscritas. Esse dinheiro veio em boa hora porque estou desempregada e sou mãe de dois filhos. Trabalho na área da beleza, com adesivos de unhas, mas as vendas estão muito fracas, essa renda vai me ajudar muito”, comenta a nova beneficiárias do POT Volta às Aulas.

A Prefeitura de São Paulo atenderá ainda as mulheres que não comparecerem entre os dias 26, 27 e 28, na segunda-feira (1/3). Basta conferir a lista de convocadas disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e comparecer no Cate em que estava agendada, entre 10h e 16h. Após esse período será considerada a desclassificação da candidata e serão chamadas as próximas mulheres aptas da fila, que já passaram por triagem.

POT Volta às Aulas

O POT Volta às Aulas é uma iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde, que conta com 4.590 vagas de trabalho na rede municipal de ensino para mães que vão atuar na orientação sobre os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Foram mais de 91 mil inscritas em dois dias de inscrições realizadas em 16 e 17 de fevereiro.

O programa abrange mulheres com idade entre 18 e 50 anos; moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e que não estão recebendo seguro-desemprego. Outras exigências é ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal. As selecionadas receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.155,00 para uma carga de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais. As mulheres atuarão no projeto pelo período de seis meses.

Entre as atividades estão a manutenção da higiene e segurança sanitária dos alunos, cuidados como aferição de temperatura, limpeza de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo, monitoramento e sensibilização sobre prevenção à Covid-19 no ambiente escolar e nos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação.

Capacitação

As mulheres realizarão 166 horas de capacitação on-line por meio do Portal do Cate. As atividades serão desenvolvidas, a partir de segunda-feira pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que abordará, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia. Para realizar os cursos é necessário se cadastrar no portal: cate.prefeitura.sp.gov.br.

Serviço

Lista de aprovadas e local de atendimento neste link

Cates com atendimento do POT Volta às Aulas, das 10h às 16h

Zona Central/Sul
Cate Interlagos – Av. Interlagos, 6122
Cate Central - Av. Rio Branco, 252
Cate Santo Amaro Endereço: Praça Floriano Peixoto, 54

Zona Noroeste
Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã – Rua Luis Stamatis, 300
Cate Lapa – Rua Guaicurus,1000
Cate Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel,12
Cate Jaraguá – Estrada de Taipas, 990

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes – Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba – Av. Sapopemba, 9064
Cate Guaianazes – Rua Hipólito de Camargo,479
Cate Itaim Paulista - Marechal Tito, 3012

Documentos:

Lista de documentos obrigatórios que devem ser entregues no dia da contratação

• RG original e cópia simples

• CPF original e cópia simples

• Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego

• Comprovante de residência e cópia simples

É OBRIGATÓRIO levar a cópia simples e os documentos originais.

É necessário chegar no máximo até 10 minutos antes do horário agendado para evitar aglomeração. Atente-se ao seu horário agendado para não perder a inscrição.

 

Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais