Curso para trabalhar no varejo tem recorde de procura e Prefeitura de São Paulo abre nova turma em março

Por causa da pandemia, o curso está sendo ministrado online; inscrições para turmas da segunda quinzena de março começam em 22 de fevereiro

Em 2020, o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – ofereceu mais de 30 mil vagas de emprego, das quais mais de 5 mil eram para o setor do varejo.

E é exatamente para esse segmento que o curso PROvarejo, da Fundação Paulistana, entidade vinculada à secretaria, qualifica trabalhadores. O curso oferece 50 vagas por turma, sendo 25 no período da manhã e outras 25 na parte da tarde, mas teve mais de 100 inscritos para a turma que começa em março, por isso, haverá um grupo extra, com mais 50 vagas, para a segunda quinzena do mês.

“Um dos reflexos da pandemia foi o aumento do movimento nos mercados e um consequente aumento na procura por mão de obra qualificada. Nesse contexto se torna fundamental uma parceria com o setor privado, que é quem emprega os formados pelos cursos”, ressalta Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Os incritos no PROvarejo que não conseguiram vaga na turma da primeira quinzena devem fazer a inscrição novamente, assim como qualquer interessado em participar do curso. As aulas da segunda turma de março vão de 15 a 26 de março. As incrições começam em 22 de fevereiro e podem ser feitas pela internet, pelo link www.bit.ly/provarejomarco

“A Fundação Paulistana também oferece outros cursos, desde análises clínicas e cuidador de idosos, na área da saúde, até moda e costura, passando por elétrica de baixa tensão, introdução à programação web, montagem e manutenção de computadores e também de manutenção de bicicletas e skates”, lembra Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura. “Procuramos sempre suprir as demandas do mercado, com cursos que oferecem alta empregabilidade”, acrescenta.

Bem qualificado e bem empregado

O curso é uma parceria da Fundação Paulistana com o Grupo Carrefour Brasil, Rede Cidadã e a ABRAS e, devido à pandemia do coronavírus, está sendo ministrado em edições online.

O PROvarejo prepara profissionais para a área de supermercados e hipermercados com formação gratuita e certificado de participação emitido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

O conteúdo específico é uma capacitação sobre os diferentes setores de perecíveis, em que os alunos vão aprender a manipulação de pães, carnes, salsichas e peixes. Além disso, há também aulas sobre higiene, saúde, atendimento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

“A profissionalização proporcionada pelo PROvarejo é uma grande contribuição à sociedade, ainda mais em um cenário de pandemia, com tantos impactos socioeconômicos para a população. Ao apoiarmos essa capacitação para o varejo, colaboramos com a sociedade, com a esfera pública e nos posicionamos de forma ainda mais responsável”, avalia Lucio Vicente, head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

O curso online tem a duração de 20 horas. São aulas ao vivo (não gravadas) com duas turmas de 25 alunos no período da manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h30 às 16h30.

Os interessados precisam ter 18 anos e ensino médio completo. Para obter o certificado, o aluno deve ter disponibilidade para assistir a todas as aulas.

As inscrições estão abertas até dia 5 de março, no www.bit.ly/provarejomarco

Conheça todos os cursos da Fundação Paulistana nas redes sociais, pelo
@fundacao.paulistana

 

Siga a SMDET nas redes sociais