Live sobre economia circular trouxe reflexão sobre destinação dos resíduos

Encontro realizado durante o Aniversário do Banco de Alimentos apresentou depoimentos de representantes de empresas, agricultores e poder público sobre iniciativa que resultou em combate ao desperdício e sustentabilidade

Na manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro, aconteceu o segundo encontro do aniversário de 19 anos do Banco de Alimentos, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Desta vez, o tema foi economia circular dos alimentos e segurança alimentar por meio de parcerias público- privadas. Além de tratar sobre a destinação dos resíduos, a economia circular também aborda a redução dos resíduos na origem do processo de produção. 
 
Com mediação de Guta Chaves, coordenadora do Observatório da Gastronomia e Mike Oliveira, gerente de cidades para a América Latina na fundação Ellen MacArthur, o bate-papo contou com a participação de Claudia Leite, Head de Criação de Valor Compartilhado, Comunicação Corporativa e Coffee Affairs da Nespresso Brasil, que falou sobre o uso consciente das capsulas de café, feitas de alumínio – metal reciclável – e do pó de café como fertilizante orgânico. 
 
Para o café ter essa destinação, foi feita uma parceira com a Cooperapas, representada neste encontro por sua presidente, Lia Góes. “Fiquei muito feliz quando entraram em contato conosco para encaminhar as o pó de café porque este tipo de adubo é uma demanda dos agricultores familiares da região”, afirma. 
 
A iniciativa foi colocada em prática pela Nespresso logo no início da pandemia de coronavírus, em abril. “Dar esse passo foi algo que a gente sonhou bastante, apesar de já termos uma destinação correta para esses resíduos anteriormente. Tudo começa pequeno e a contribuição das pessoas que se interessam pelo tema foi fundamental para a evolução da iniciativa. Mais empresas podem se conectar para podermos potencializar ainda mais”, afirma Claudia Leite. 
 
Victor Argentino, coordenador técnico da Fundação Morada da Floresta, falou sobre a compostagem e reciclagem. “Todo resíduo orgânico é reciclável, embora tenhamos nos acostumado com o termo só para falar de metal, vidro etc. É inclusive uma reciclagem mais fácil porque ele está no ciclo natural do planeta”, enfatiza.  
 
Mike Oliveira que coordena uma agenda de cidades para a América Latina e a Economia Circular na Fundação Ellen MacArthur falou sobre o distrito de Parelheiros como um polo de agricultura regenerativa na cidade, valorizando o cultivo sustentável da terra, sendo o oposto da economia linear, que resulta em desperdício. Ele também disponibilizou um relatório produzido pela organização para consulta. 
 
Nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, acontece o último encontro virtual do aniversário do Banco de Alimentos com o tema: Oportunidades para aumentar a arrecadação de alimentos pelas entidades. 
 
Para assistir as lives anteriores e a próxima, acesse: www.facebook.com/spsmdet
 
Confira a programação:
Dia 19, às 10h | Tema: Oportunidades para aumentar a arrecadação de alimentos pelas entidades.
 
BLOCO 1
| Colaborações além de doação para o PMBA - Priscila Laczynski de Souza Miguel – FGV.
| Apresentação do relatório sobre as entidades atendidas pelo PMBA Convidadas: Camila M Sandrini, e Camila Maluf, graduandas e residentes em Pesquisa no Centro de Logística e Supply Chain da FGV.

| BLOCO 2
Apresentação sobre o Programa Combate ao Desperdício - SMDET – Celia Alas. Veterinária, supervisora técnica em Cosan/SMDET. Coordenadora da ação de Combate ao Desperdício, que integra o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos
Entidades atendidas pelo PCDA:
Entidades para falar sobre o programa Combate ao desperdício
Centro de Recreação Infantil Amar Mais Muito Mais
Gi Gimenez, presidente da ONG Cri Amar Mais, Muito Mais. 
Instituto Querubim
Sueli de Oliveira Soares dos Santos, educadora Física e Pedagoga 
Serviço de Assistência a Família Casa da Editinha
Denise Antunes de Almeida, diretora da Creche Maria Aparecida Sica - Mãe Doca, mantida pelo Serviço de Assistência à Família Casa da Editinha.