Programa Banco de Alimentos comemora 19 anos com semana de eventos virtuais

Programa bateu recorde de arrecadação em 2020, com 2,1 mil toneladas, e terá encontro virtual com empresas e entidades parceiras

O Banco de Alimentos, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Turismo (SMDET) da Prefeitura de São Paulo, celebra 19 anos de fundação no próximo dia 13. Para comemorar, a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional preparou uma semana de eventos virtuais com vários elos desta cadeia de solidariedade: das empresas que doam alimentos às entidades que fazem a distribuição por toda a cidade.

A abertura da live, que será transmitida pelo Facebook: www.facebook.com/smdet, dia 15 de fevereiro, às 10h, será com a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, falando sobre a importância do programa para a população de baixa renda. “O Banco de Alimentos tem papel fundamental para minimizar os efeitos da pandemia na vida de milhares de famílias que passam dificuldades financeiras por causa do desemprego. Por meio de parceiros estratégicos, que demonstraram apoio e solidariedade, pudemos alcançar números sem precedentes em 2020, colocando o programa em novo patamar”, ressalta.

A celebração acontece num momento importante para o Banco de Alimentos. Em razão da pandemia, em 2020, o programa conquistou a marca de 2,1 mil toneladas de alimentos doados, um aumento de 528% nas doações em comparação a 2019, quando a iniciativa distribuiu 338 toneladas de insumos.

O primeiro bloco, sobre Segurança Alimentar, terá a participação da presidente da Associação Paulista de Nutrição - APAN, Angélica Freitas e do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Claudio Carvalho. Na sequência, falam as entidades que atuam na distribuição, representadas por Diego da Tiro ao Pombo, líder comunitário, e Marcos Muniz e Luciana Mazagão, da Liga Solidária, que abordam a importância dessas doações para quem as recebe.

Desenvolvimento Econômico e Transformação Social é o tema do terceiro e último bloco, que conta com Celso Gomes Casa Grande, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional e Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, diretor da ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento, que abordará ofertas de cursos e orientações para os beneficiários das entidades que tem ou querem começar a empreender.

No dia 18, às 18h a Economia Circular dos Alimentos e a Segurança Alimentar por meio da Parceria com Entidades Privadas será o tema do encontro com a mediação da Fundação Ellen MacArthur. O debate contará com a presença de Mike Oliveira (Fundação Ellen MacArthur), Claudia Leite (Nespresso), Victor Argentino, da Fundação Morada da Floresta e Lia Goes da Cooperapas. A economia circular é essencial para evitar o desperdício de alimentos e as empresas privadas são indispensáveis para que esse processo seja bem- sucedido.

No dia 19, o tema será Oportunidades para Aumentar a Arrecadação de Alimentos pelas Entidades e contará com as contribuições Priscila Laczynski de Souza Miguel, professora e coordenadora do Centro de Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas – FGVcelog. Na ocasião, ela apresentará a experiência em apoiar o Banco de Alimentos na logística de distribuição dos alimentos doados. As estudantes de graduação Camila de Freitas Maluf e Camila Monteiro Sandrini expõem o relatório de logística com base na pesquisa feita com as entidades beneficiadas pelo programa.

Confira a programação completa:
| Transmissão pelo Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo: www.facebook.com/spsmdet

Dia 15, às 10h
Abertura com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo,  Aline Cardoso.

BLOCO 1 – Segurança Alimentar
Com Angélica Marques de Pina Freitas - Presidente da Associação Paulista de Nutrição - APAN e Claudio Carvalho - Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMUSAN.

BLOCO 2 – Alimentação e Transformação Social
Com Diego “Tiro ao Pombo”, Entidade Tiro ao Pombo e Marcos Muniz e Luciana Mazagão da Entidade Liga Solidaria.

BLOCO 3 – Desenvolvimento Econômico e Transformação Social
Com Celso Casa Grande - Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN e Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, Diretor de Programas e Projetos da Ade Sampa.

Dia 18, às 10h | Tema: Economia circular dos alimentos e segurança alimentar por meio de parceria público privada - bancos de alimentos municipais e Nespresso

| Com Mike Oliveira, da Fundação Ellen MacArthur, Claudia Leite, Nespresso, Victor Argentino - Fundação Morada da Floresta (trabalham com soluções em compostagem) e Lia Goes (Cooperapas).

Dia 19, às 10h | Tema: Oportunidades para aumentar a arrecadação de alimentos pelas entidades

| Experiência da FGV em apoiar o Programa Municipal Banco de Alimentos
Com Priscila Laczynski de Souza Miguel (professora e coordenadora do Centro de
Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas - FGVcelog).

| Apresentação do relatório de logística com base nas respostas das entidades atendidas pelo Programa Municipal Banco de Alimentos
Com as estudantes de graduação da FGV - Camila de Freitas Maluf e Camila Monteiro Sandrini.

 

Siga a SMDET nas redes sociais