Heliópolis ganha coworking público voltado para os jovens empreendedores

Nova unidade do Teia oferece atividades de qualificação e infraestrutura para os moradores da maior comunidade da cidade de São Paulo

 

Pensando em expandir e incentivar o empreendedorismo nas periferias, a Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, inaugurou uma nova unidade do Teia em Heliópolis, zona sul. O espaço de trabalho colaborativo desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo tem como objetivo descentralizar o acesso a espaços como coworkings, oferecendo não só a infraestrutura completa, como também, atividades de qualificação gratuitamente.

Localizado na maior comunidade da cidade de São Paulo, com cerca de um milhão de metros quadrados e 200 mil habitantes, o Teia Heliópolis é a sétima unidade da rede de coworkings públicos entregue pela gestão municipal. Instalado dentro do CEU Heliópolis, o local oferece aos moradores dois ambientes: um espaço amplo e multiuso para trabalho e eventos, e uma sala de reunião para seis pessoas. Em decorrência da quarentena do coronavírus, o espaço funcionará somente com agendamento prévio e em horários diferenciados. Para agendar acesse o link: www.bit.ly/agendamentoteiaheliopolis

Assim como as demais unidades do Teia que possuem temáticas para estimular vocações específicas de cada região, o espaço em Heliópolis será voltado, principalmente, para o empreendedorismo jovem e a economia criativa. Serão incentivados projetos de música, rádio, podcast, audiovisual, economia criativa e influência digital por meio de criação de vídeos sobre e para a comunidade local com a utilização de um estúdio de gravação já instalado dentro do CEU.

A infraestrutura conta com postos de trabalho com desktop; mesas adaptadas para acesso com notebook; ambiente de descompressão; internet de qualidade; copa equipada com micro-ondas, frigobar e cafeteira; e estúdio de gravação compartilhado com outros projetos do CEU. O espaço comporta 28 empreendedores trabalhando simultaneamente.

A equipe do Empreende Aí, entidade gestora escolhida pela Ade Sampa por meio de edital para a curadoria do espaço, será responsável pela realização de atividades de qualificação empreendedora para os munícipes, além de contribuir para a formação da rede de relacionamento local, desenvolvendo networking entre os empreendedores. Assim, serão oferecidos cursos, mentorias e palestras sobre temas relacionados a finanças, marketing, vendas, gestão de projetos e utilização das redes sociais para escalonamento de um negócio.

De acordo com o Observatório de Olho na Quebrada, idealizado pela UNAS - União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, o perfil de chefes de família da comunidade é composto em 78% por mulheres entre 18 e 39 anos. Além disso, com o impacto da pandemia, 80% das famílias que sobrevivem com apenas dois salários mínimos relatam que tiveram perdas no rendimento mensal. O espaço surge como uma oportunidade de alavancar oportunidades de geração de renda, incentivando não só iniciativas já existentes, mas também, a criação de negócios inovadores que auxiliem o desenvolvimento local.

Expandindo ainda mais o seu número de escritórios compartilhados, a Ade Sampa irá inaugurar mais duas unidades na próxima sexta-feira, 27 de novembro. Instaladas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, no Butantã, e na Subprefeitura de Itaquera, os espaços chegam para somar e ampliar os serviços oferecidos pelos Teias aos empreendedores da capital.

Sobre o Teia
O Teia é uma rede de espaços de trabalho colaborativo, que tem como objetivo apoiar a população da periferia no desenvolvimento e crescimento de seus negócios por meio de atividades, conteúdo, mentoria e conexões, além de fomentar e estimular a criação e de comunidades locais de empreendedores. Nos coworkings públicos os empreendedores podem utilizar gratuitamente mesas de trabalho, computadores, salas de reuniões e internet rápida.

Os empreendedores podem utilizar os espaços na região central, dentro da Hemeroteca Mário de Andrade, voltado para a economia criativa; na zona sul, no Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro, para o empreendedorismo feminino; em Parelheiros, no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, para atividades com foco em agricultura e ecoturismo; no Conjunto Residencial Jardim Edite, para o setor de gastronomia; e na região leste, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, sendo um ponto de referência para ações de moda e costura.

Serviço
Teia Heliópolis

Endereço: Estrada das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco
Local: CEU Heliópolis
Horário de Funcionamento: 10h às 14h
Link para agendamento: www.bit.ly/agendamentoteiaheliopolis

 

Por: Letícia Baie