Prefeitura prorroga prazo para inscrição de startups em plataforma que mapeia iniciativas tecnológicas verdes

Empreendedores poderão propor soluções inovadoras para as maiores problemáticas da cidade e contribuir com o desenvolvimento da capital

A Prefeitura de São Paulo prorrogou o prazo de inscrições para o mapeamento de iniciativas verdes da capital. A ação, que faz parte do programa Green Sampa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e é operada pela Ade Sampa, tem como objetivo fomentar negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável do município. As inscrições podem ser feitas pelo site www.adesampa.com.br/greensampa até 19 de agosto.

Na plataforma, o empreendedor cadastra a sua startup e apresenta a solução tecnológica que poderá contribuir com as problemáticas da cidade. Após isso, a Ade Sampa identificará as demandas de empresas privadas e do setor público e cruzará com as soluções inovadoras de startups verdes. Esses negócios poderão apresentar iniciativas em diversos eixos temáticos como eficiência energética; energia limpa e armazenamento energético; qualidade do ar; indústria limpa e logística reversa; eficiência e cleanweb; qualidade da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; resíduos sólidos; parques e áreas verdes.

“A plataforma será fundamental para que diversas startups possam contribuir com o desenvolvimento e a melhoria da nossa cidade. Esta é mais uma das iniciativas do prefeito Bruno Covas de apoio à área de tecnologias verdes, que conta com um enorme potencial de crescimento em São Paulo. Além de trazer soluções para problemas do cotidiano, as startups poderão criar uma relação com as empresas do setor público e privado, para tornarmos São Paulo uma cidade cada vez mais tecnológica e sustentável”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

As ecotechs (empresas que buscam satisfazer as necessidades humanas, aproveitando forças naturais para alavancar seus efeitos benéficos) e cleantechs (usam tecnologias que produzem um serviço ou processo sem gerar um impacto negativo ao meio ambiente) que se inscreverem concorrerão a mentorias individuais. Além de mapear atores e grupos estratégicos locais e internacionais, o Mapeamento contará com mentorias individuais para as 20 melhores startups e as outras 50 mais bem avaliadas receberão um programa de qualificação.

Os critérios de análise são clareza e completude das respostas; validade da proposta de valor declarada no modelo de negócio; características inovadoras do negócio; possíveis benefícios gerados para a cidade e para a sociedade; sustentabilidade a longo prazo; alinhamento das necessidades apontadas pela empresa; perfil dos principais gestores e possibilidade de replicação do produto ou serviço em outros centros urbanos, representando sua potencial capilaridade.


Sobre o Green Sampa
Lançado durante a II Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, em setembro de 2019, o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável por meio de ações voltadas ao empreendedorismo, qualificação e inovação de tecnologias verdes. O programa atua em quatro eixos: mapeamento de atores locais; acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes com desafios de problemáticas da cidade; meetups para integração do setor e; qualificação no eixo da sustentabilidade.

A iniciativa é desenvolvida por diversos setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, pela Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento e conta com a parceria da Grant Thornton, uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, das secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente, Relações Internacionais e Subprefeituras, além da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

 

Siga a SMDET nas redes sociais