Prefeitura de São Paulo divulga resultado do vestibular para 540 vagas em cursos técnicos na área da saúde da Escola Makiguti

Mais de 4,5 mil pessoas se candidataram para o processo seletivo, que foi realizado em formato digital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, divulgou nesta quinta-feira, 16 de julho, o resultado do processo seletivo para cursos técnicos na área da saúde realizados na Escola Makiguti, localizada zona leste da capital. O vestibular ofereceu 540 vagas para seis modalidades, contando com a participação de mais de 4,5 mil inscrições para o exame.

“Já formamos na Makiguti mais de 11,7 mil pessoas do setor, e todos os equipamentos públicos de saúde localizadas em Cidade Tiradentes contam com ao menos um técnico ou auxiliar capacitado na escola, o que reforça a importância que a instituição tem para a inserção e formação de novos profissionais ao mercado de trabalho”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o processo seletivo foi realizado de maneira diferente a tradicional prova aplicada de português, matemática e conhecimentos gerais. Para evitar aglomerações em salas, o exame foi elaborado de maneira on-line, onde o participante deveria enviar uma redação com o tema “A importância do profissional técnico na saúde pública”, com o espaço entre 20 e 30 linhas. Dos 4,5 mil inscritos, cerca de 2 mil pessoas encaminharam a redação e fizeram o pagamento da taxa do vestibular.

Assim como nos vestibulares anteriores promovidos pela Escola Makiguti, além da prova, foram avaliados os perfis dos candidatos, priorizando alunos da rede pública com 15 pontos adicionais. Participantes que tenham estudado em escolas públicas localizadas em Cidade Tiradentes recebem outros 15 pontos extras.

A coordenação da escola enviará a partir de 21 de julho um e-mail para os primeiros colocados efetivarem a matricula em formato on-line. Caso as aulas não tenham retornado presencialmente, os alunos serão inseridos aos cursos pelo formato EAD. A lista dos melhores colocados no vestibular 2020-2021 da Escola Makiguti pode ser acessada clicando aqui.

Aulas da Escola Makiguti durante a quarentena

O Governo do Estado anunciou em 13 de julho a antecipação das aulas práticas em cursos técnicos de saúde para as regiões que estão classificadas na fase amarela do Plano SP há pelo menos 14 dias. Com isso, a Escola Makiguti já se prepara para a recepção dos alunos que estão na reta final dos seis cursos oferecidos pela instituição e também dos novos alunos que estão sendo selecionados pelo vestibular.

Com pouco mais de 1.400 alunos matriculados atualmente, a Makiguti se adequará à retomada das aulas presenciais, que de acordo com o Plano SP, devem ter, no máximo, 35% da capacidade total. “Estamos tomando todos os cuidados possíveis dentro da Escola Makiguti, e o contato com a Diretoria Regional de Ensino está sendo frequente, pois queremos receber os alunos o mais breve possível, garantindo a segurança e a saúde de todos”, comenta a coordenadora da escola, Valdirene Tizzano.

O inicio das novas turmas será em agosto, oferecendo a grade curricular total de três semestres. Caso a escola não possa retomar as aulas presenciais em virtude da pandemia, os novos alunos serão introduzidos ao sistema EAD, atualmente oferecido pela instituição por meio da plataforma Google Sala de Aula.

Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti

A escola, fundada em 2005, oferece seis cursos para auxiliares e técnicos na área da saúde, sendo eles: análises clínicas; cuidados com idosos; farmácia; gerência em saúde; hemoterapia e saúde bucal. Os cursos possuem duração de três semestres e serão realizados em Cidade Tiradentes com encontros de segunda à sexta-feira em três turnos. O aluno que finaliza o curso recebe a graduação de auxiliar e técnico na área o qual está matriculado.

A escola é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 34 professores. Desde a fundação, foram cerca de 11.714 alunos formados, deste número, são 7.542 técnicos e 4.172 auxiliares.

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais