Agricultores do extremo sul da cidade participam do encerramento da aceleração de negócios da Prefeitura de São Paulo

Durante seis meses, empreendedores passaram por assessorias e mentorias para alavancar seus negócios

 

A Prefeitura de São Paulo realizou na última terça-feira, 30 de junho, o evento on-line de encerramento da aceleração do Projeto Ligue os Pontos, programa que qualificou empreendimentos das regiões de Parelheiros e Capela do Socorro. O evento contou com a presença dos acelerados e reapresentou os projetos de cada um dos oito negócios relacionados à agroecologia e ecoturismo no extremo sul da cidade que foram beneficiados durante os seis meses de mentorias.

A aceleração foi realizada pela Ade Sampa, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio de uma parceria do Projeto Ligue os Pontos, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

“Essa aceleração foi fundamental para apoiar e impulsionar projetos do extremo sul da cidade que promovem a alimentação saudável e a sustentabilidade no município. Os 16 empreendedores acelerados agora estão prontos para oferecer seus produtos e fazer a diferença com suas iniciativas inovadoras”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Além disso, eles continuarão tendo todo o apoio da nossa equipe que está instalada no Teia Parelheiros, coworking público da Prefeitura que retornará com força total após esse período de isolamento social”, complementa.
 
Apesar da temática de encerramento, o evento on-line teve como pauta relembrar a importância de cada iniciativa selecionada, assim como a participação das equipes técnicas durante o processo de mentorias e orientação. A discussão mostrou a importância do projeto, principalmente em meio à pandemia, onde a ajuda financeira e orientação de profissionais proporcionou a possibilidade desses empreendedores continuarem crescendo.
 
“Durante seis meses de aceleração, os empreendedores do extremo sul da cidade receberam todo o apoio da equipe da Ade Sampa para alavancar seus negócios. É muito gratificante ver agora como os projetos estão mais estruturados, fortalecidos e prontos para entrar no mercado”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.
 
Uma das iniciativas presentes, Planta Feliz Adubo, é um projeto de produção de adubo orgânico a partir da compostagem de resíduos orgânicos recolhidos na região de Parelheiros. O produto, feito a partir de composteiras artesanais, auxilia no plantio orgânico, além de conscientizar a população sobre a coleta seletiva de seu resíduo doméstico. 
 
A empreendedora responsável pelo negócio, Marina Sierra de Camargo, avalia a participação no projeto como uma grande mudança de vida e pretende manter proximidade e parcerias tanto com as demais iniciativas quanto com a equipe. “Foram seis meses que estivemos juntos com gratificantes momentos, mesmo não tão presentes como gostaríamos. Isso não é uma despedida, queremos continuar juntos, crescer juntos e firmar boas parcerias nessa rede”. 
 
Projeto Ligue os Pontos
A aceleração do Concurso Ligue os Pontos, selecionou oito empreendedores das regiões de Capela do Socorro e Parelheiros, que receberam R$ 35 mil cada para desenvolver ideias inovadoras que aumentem a produtividade e a competitividade dos negócios locais, fortalecendo a agricultura, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da zona sul rural e melhorando a condição de vida da população.
 
Anteriormente, a aceleração era realizada de forma presencial no Teia Parelheiros, espaço de coworking público rural da Ade Sampa instalado no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia. As atividades tiveram início no mês de janeiro e ocorreram até o fim de março, quando foi decretado o isolamento social. A partir disso, as oficinas e assessorias passaram a ser on-line.
 
Os oito projetos selecionados estão relacionados à produção rural, ainda que apresentem diversas diferenças entre si. Por exemplo, há propostas de aplicativo para conectar o agricultor ao consumidor, de produção de adubo orgânico a partir de resíduos e até um sistema sustentável de cultivo de frutas, cogumelos e mel que ainda ajuda a recuperar o meio ambiente.
 
Conheça os projetos acelerados:
 
1. Planta Feliz Adubo: Produção de adubo orgânico e húmus líquido concentrado, a partir da compostagem de resíduos orgânicos recolhidos na região de Parelheiros. A produção, feita a partir de composteiras artesanais, será comercializada com os próprios agricultores locais, auxiliando no plantio orgânico, além de conscientizar a população sobre a coleta seletiva de seu resíduo doméstico.
 
2. Sítio Primavera: Com uma produção focada em horticultura, o projeto produz produtos orgânicos certificados, principalmente hortaliças e bananas comercializadas em cestas. Está em fase de expansão, buscando construir canteiros elevados e desenvolver uma agroindústria focada em frutíferas.
 
3. Projeto Santa Ana: Busca suprir a demanda de sementes e mudas de cambuci, fruto típico da região, plantado no local em um sistema de agrofloresta. Além da comercialização destes produtos para outros agricultores, o projeto busca disseminar a compra do cambuci para objetivos gastronômicos e também medicinais, focados na sua importância nutricional e melhoria da imunidade.
 
4. Implementação em SAF: Introdução de sistema agroflorestal (SAF) na propriedade rural, atualmente focada na produção de cogumelos. O sistema permitirá a produção de forma consorciada de espécies frutíferas nativas da região com a criação de abelhas. O projeto ainda prevê a realização de cursos na região a fim de divulgar o conhecimento no assunto.
 
5. Nossa Fazenda: Oferece orientações e vivências sobre produção e alimentação saudável para grupos de turistas. Além disso, a produção ainda é comercializada durante as visitas e em equipamentos públicos locais. O objetivo do projeto é a ampliação da infraestrutura da cozinha da fazenda, a fim de aumentar o potencial turístico e oferecer mais cursos e experiências gastronômicas no local.
 
6. Coma Bem: Aplicativo e site que conecta o produtor rural com seu consumidor, permitindo aumento de seus canais de venda e escoamento de sua produção. O objetivo é que os produtos sejam consumidos na própria região sul de São Paulo, aumentando a disponibilidade de alimentação saudável na região.
 
7. Projeto Bike do Polo: Desenvolvimento do cicloturismo na região, fortalecendo o Polo de Ecoturismo da Zona Sul de São Paulo. As rotas buscam levar os ciclistas para uma experiência em meio a natureza, mata atlântica nativa e as áreas produtivas de extrema importância para São Paulo incluindo visitação nas propriedades, potencializando assim o turismo rural e ecológico.
 
8. Cultivo protegido e processamento: Expansão da produção de morangos e hortaliças orgânicas com processamento artesanal dos produtos, a partir da construção de uma estufa com bancadas elevadas e irrigação em canaletas.
 
Por: Dante Souza
 
 

Siga a SMDET nas redes sociais